Ir para o conteúdo

Receita apreende 34 kg de drogas e dinheiro falso no aeroporto e Correios em Manaus

Operações foram realizadas nesta quarta-feira (14)

Material passou pelo crivo olfativo dos agentes caninos Odin e Deco - Foto: Divulgação

A Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes realizou, no dia 14/06, operação de combate ao contrabando e descaminho nos Terminais de Cargas e de Passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e apreendeu 34 quilos de Skunk.

Aeroporto de Manaus

Durante operação de rotina no Aeroporto de Manaus, a Receita Federal identificou cargas suspeitas, as quais foram submetidas ao procedimento de escaneamento e, em seguida, passaram pelo crivo olfativo dos agentes caninos Odin e Deco, da Equipe K9 da própria Receita Federal.

Com a confirmação da existência de drogas a fiscalização realizou verificação física dos volumes e encontrou 10,25 kg de Skunk dentro de potes de guaraná e 9,25 kg de Skunk dentro de potes de suplementos. Respectivamente as cargas estavam destinadas para Fortaleza/CE e Guarulhos/SP.

Já no Terminal de Passageiros, a EVR e a Equipe K9 identificaram bagagem suspeita de passageiro com destino Guarulhos/SP. Na abertura da mala foi encontrado 10,2 kg de Skunk e o responsável pela bagagem foi preso pela Polícia Federal.

Correios

Em operação de rotina no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, a Equipe K9 da Receita Federal em Manaus encontrou um total de 4,29 kg de Skunk, que estavam em 14 encomendas, destinadas para cidades nos estados do Pará, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia. Essa situação de tráfico de drogas é chamada de “tráfico formiguinha”, que consiste em remeter drogas em pequenas quantidades, utilizando os Correios.

Além das drogas a Equipe K9 encontrou 50 cédulas falsas de 100 reais. O dinheiro estava chegando em Manaus/AM, proveniente de São Paulo/SP.

A atuação da Receita Federal contra ilícitos

A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.

A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes