Ir para o conteúdo
Políciafacçõestrafico de drogascvfdnpccCDNRDA

Confira quais são as 5 facções que lutam pelo domínio do tráfico em Manaus

Um levantamento feito pela Polícia Militar (PM) identificou que, atualmente, cinco facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas em Manaus. De acordo com o documento, a maioria das 80 localidades, entre bairros e comunidades, monitoradas pela PM, é comandada por integrantes do Comando Vermelho (CV), que para manter o controle passou a travar uma disputa sangrenta com o Cartel do Norte (CDN), Primeiro Comando da Capital (PCC), a quase extinta Família do Norte (FDN) e a recém criada Revolucionários do Amazonas (RDA). A matéria é do site Toda Hora.

Conforme informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), de janeiro a dezembro de 2021, foram registrados, somente em Manaus, mais de 1.100 assassinatos. Destes, segundo os órgãos de segurança, 80% foram praticados em decorrência da disputa entre as facções criminosas.

Nos últimos meses, essas disputas foram vistas de forma mais intensa em bairros da zona Leste, que são controlados, na maioria, pelo Comando Vermelho, que tem como linha de frente o narcotraficante Gelson Lima Carnaúba. Mas em algumas localidades estão presentes bocas de fumo que ainda são controladas pelo Cartel do Norte, que tem como principal liderança Luciano Barbosa, filho de Zé Roberto, e Revolucionários do Amazonas, comandada pelos traficantes 'Roque' e 'Giba'.

Luta traz mortes todos os dias

Bairros

Os confrontos também foram percebidos na Compensa, zona Oeste da cidade, localidade que por muitos anos foi reduto da FDN e depois de uma batalha sangrenta, desde o início do ano passado, passou a ser comandada pelo CV, mas que atualmente divide esse controle com a RDA. Segundo informações da Polícia Civil (PC), essa facção é comandada por ex-integrantes do CV.

O documento mostra, ainda, que a quase extinta FDN ainda mantém o controle em três localidades, sendo o Coroado 1, na zona Leste, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cidade Nova, zona Norte, e Vale do Sinai, também na zona Norte. Das três áreas, a que passou a sofrer mais ataques das facções rivais foi a do Coroado, devido ao maior número de pontos de venda de drogas.

O PCC, segundo o levantamento, é a facção que comanda apenas duas localidades, sendo a Comunidade Amazonino Mendes, na zona Norte, uma delas. A área é ponto de intensa disputa e registra com frequência assassinatos e um número grande de tiroteios, mas após a presença mais incisiva da Polícia Militar, houve uma redução nesses índices. Outra área controlada pelo Primeiro Comando da Capital é a Colônia Santo Antônio, também na zona Norte.

Bocas de fumo no Cidade de Deus, Val Paraíso, Monte Sião, Bairro Novo e Invasão Coliseu são comandadas pela CDN.

CV domina a maioria dos bairros da cidade

Polícia

Para tentar dar uma freada nas ações das facções criminosas, principalmente, o elevado índice de assassinatos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou uma série de ações e operações, uma delas é a 'Cidade mais Segura'. Além disso, a Polícia Civil passou a efetuar mais prisões de chefes do tráfico e a PM passou a monitorar as áreas tipificadas como vermelhas e intensificar o policiamento.

Divisões

RDA e CV – COMPENSA
FDN - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vale do Sinai e Coroado
PCC – Colônia Antônio Aleixo e Armando Mendes
CDN – Cidade de Deus, Val Paraíso, Monte Sião, Bairro Novo, Invasão Coliseu
CV – Demais bairros

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes