Ir para o conteúdo

Forças de Segurança deflagram operação no Centro de Manaus

Agentes fizeram vistorias em hotéis em situação irregular da área central da capital do Amazonas. Cinco pessoas foram presas em flagrante

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio das Forças de Segurança - Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM) - em conjunto com secretarias do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e órgãos parceiros deflagraram, na manhã desta terça-feira (03/10), a operação Centro Seguro e Revitalização, na região central de Manaus.  O primeiro eixo de atuação contou com ações repressivas em combate ao tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos, entre outros crimes; na sequência as ações serão voltadas à prevenção e ações de defesa social.

Nesta primeira fase da operação, de caráter repressivo, os agentes fizeram vistorias em hotéis em situação irregular da área central da capital do Amazonas. Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ao todo, oito pessoas foram detidas por suspeitas de envolvimento em diversos crimes. Durante a ação, as Forças de Segurança do Estado também apreenderam armas de fogo e entorpecentes.

Uma das prisões tem relação com um assalto praticado em via pública, no centro de Manaus. De acordo com o delegado do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Martins, durante as abordagens foram encontrados os documentos da vítima com o suspeito. Outros dois detidos foram levados à delegacia para checagem de eventual mandado de prisão em aberto.

No total, seis hotéis clandestinos foram alvo da operação deflagrada nesta terça-feira (03/10). Conforme as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), os estabelecimentos são utilizados como base para práticas criminosas.

“As Forças de Segurança já realizam há um bom tempo operações em vários hotéis clandestinos utilizados como base do crime organizado. Ou seja, os criminosos usam os locais para guardar drogas, dinheiro e armas, além de esconder foragidos”, destacou Marcelo Martins.

Os materiais apreendidos e os detidos foram encaminhados ao 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Eles ficarão à disposição das autoridades para os procedimentos cabíveis.

Prevenção e ações de defesa social
Na segunda fase da operação, estão sendo realizadas fiscalizações administrativas dos estabelecimentos. A ação ocorre por meio de uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela SSP-AM, em conjunto com órgãos das esferas estadual e municipal.

De acordo com o tenente-coronel Mesquita Feitosa, a segunda fase da operação Centro Seguro e Revitalização conta, ainda, com ações de abordagem às pessoas que vivem em situação de rua. Os eixos destacados para a operação visam o êxito das ações realizadas em diferentes áreas como a repressão ao crime e de defesa social.

“A Central Integrada de Fiscalização está efetuando a abordagem dos locais a fim de verificar as questões relacionadas à CIF. Todo esse macro de operação está sendo desenvolvido para que a gente consiga abarcar todas as variáveis que envolvem essa complexa região da área central de Manaus e o envolvimento desse ambiente com o crime organizado”, frisou o tenente-coronel.

Além da CIF, estão sendo realizadas abordagens sociais a pessoas em situação de rua e degradação social que está inserida na operação. As ações são realizadas pelas secretarias Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Municipal de Saúde (Semsa), de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes