Ir para o conteúdo

Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abusos contra mulheres e adolescentes

A prisão ocorreu no município de Nova Olinda do Norte, nesta quarta-feira. Investigação da PF aponta, pelo menos, 20 vítimas

Operação foi realizada nesta quarta-feira

O ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e presidente de uma organização indígena, Gilmar Palheta Assunção, foi preso pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (20), suspeito de cometer abusos sexuais contra, pelo menos, 20 adolescentes e mulheres de comunidades indígenas no Amazonas. A prisão ocorreu no município de Nova Olinda do Norte.

Em setembro de 2023, Assunção foi exonerado da Funai, após denúncias de abuso contra mulheres e meninas, em troca  de ajuda em processos de aposentadoria, benefícios sociais, abertura de conta bancária e até para corrigir dados cadastrais em órgãos públicos, segundo a PF.

Investigações da PF apontam que, pelo menos, 20 pessoas podem ter sido vítimas do ex-servidor. De acordo com a polícia, Assunção foi coordenador da Funai na região por mais de dez anos, declarado indígena Munduruku. Ele também é servidor da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).


Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes