Ir para o conteúdo

O futuro nós fazemos agora

Para mim, um grande vetor de formação social, além da educação, é o esporte. Nada me deixa mais feliz do que chegar em uma comunidade e ver os jovens jogando bola após o horário escolar

Nós temos uma mania de pensar sempre à frente. Fazer-se protegido é um artifício inerente ao ser humano. Foi assim que evoluímos como espécie, afinal. O problema de termos essa característica é que às vezes olhamos tanto para o futuro, que acabamos esquecendo que o momento que prepara o nosso caminho até lá é o presente, o hoje. E quem irá viver por mais tempo esse futuro que estamos construindo? A nossa juventude!

Preservar e cuidar da infância deveria ser a nossa prioridade número um. Como sonhar com um futuro melhor se não cuidarmos de quem irá 'tocar' esse momento? É nosso dever criar jovens de forma que sejam pessoas livres de qualquer tipo de preconceito, solidárias, honestas, justas e engajadas.

Para mim, um grande vetor de formação social, além da educação, é o esporte. Nada me deixa mais feliz do que chegar em uma comunidade e ver os jovens jogando bola após o horário escolar. Essa cena pode parecer "vadiagem" para alguns, mas aquela pelada está desenvolvendo aquelas crianças de forma exponencial.

No esporte o jovem absorve o conceito de 'respeito'. Para qualquer prática, você precisa respeitar o tempo, respeitar as regras, respeitar o seu adversário. No esporte o jovem cria senso de comunidade. Ele entende que cada um tem a sua função na partida e que todos precisam se ajudar para conquistar o seu objetivo, que é a vitória.

No esporte o jovem aprende o que é humildade. Nem sempre ele vai ganhar, e quando isso acontecer, ele vai entender que deve acolher aquele que perdeu, pois
já esteve naquela posição. No esporte o jovem cria histórias para a vida. Ele faz amigos, ele tem momentos de alegria, ele se ocupa e ele se diverte (porque sim, todo mundo precisa ter momentos de lazer).

O esporte promove saúde, gera empregos, revela talentos e transforma a vida de famílias inteiras!

Vou deixar aqui alguns projetos sociais relacionados ao esporte que você deveria conhecer, apoiar ou levar o seu filho ou filha para participar:

Projeto Social Ivo Neto (@projetosocialivonetooficial)

Criado pelo vereador Ivo Neto em 2003, atende jovens

em situação de risco e vulnerabilidade social a fim de formar atletas do jiu-jitsu.

Projeto Social Ajuri Rugby (@gruarugby95) Criado pelo clube Grua Rugby em 2018, atende jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. A fim de formar não somente atletas, mas de ensinar todos os valores que o Rugby exige como: paixão, respeito, disciplina, integridade e solidariedade.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes