Ir para o conteúdo

Wilson faz balanço do primeiro ano de gestão em entrevista à TV Em Tempo

Em entrevista nesta segunda-feira (23/12) na TV Em Tempo, o governador Wilson Lima destacou avanços no setor da saúde no primeiro ano de gestão. Entre as medidas, ressaltou melhorias estruturais, no abastecimento de medicamentos e insumos e ampliação de repasses aos municípios. Os investimentos superaram o orçamento inicial previsto para 2019 e estão acima de R$ 2,6 bilhões, incluindo pagamento de servidores, fornecedores e prestadores de serviço.

Wilson Lima também antecipou que, a partir do dia 13 de janeiro, o Governo do Estado já inicia a ampliação da oferta de cirurgias cardíacas por meio da parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto (SP) e a fundação americana Children’s HeartLink.

“Nós vamos encaminhar, a partir do dia 13 de janeiro, cinco crianças que inicialmente serão submetidas às cirurgias, sem prejuízo às cirurgias que continuam acontecendo aqui na capital. As cirurgias mais graves serão realizadas aqui, porque essas crianças não apresentam condições de serem transferidas para São Paulo. Nós vamos levar aqueles casos em que há condições da criança fazer o transporte até lá. Neste momento o corpo clínico do Hospital Francisca Mendes está avaliando as crianças que farão esse embarque”, afirmou o governador.

Reestruturação – Durante a entrevista, Wilson Lima frisou que o Estado está promovendo uma reestruturação em toda a rede de saúde do Amazonas. O processo inclui o reforço dos estoques de medicamentos, melhorias estruturais, valorização dos servidores, aplicação de recursos do Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) em todos os municípios do interior e na assistência aos pacientes na capital.

“Quando eu assumi o Governo do Estado, nós tínhamos 12% de abastecimento na Central de Medicamentos. Hoje ela está entre 55% e 60% de abastecimento de medicamentos. E a gente está, por meio do Consórcio de Governadores da Amazônia, fazendo a primeira compra compartilhada de medicamentos. A expectativa é que a gente tenha uma redução de 30% na compra. No interior, todas as farmácias das unidades de saúde têm um abastecimento entre 70% e 80%”, enfatizou.

Foram investidos R$ 148,2 milhões na Central de Medicamentos, com destaque para os medicamentos de alto custo, cujo abastecimento subiu de 50% para 93%.

Melhorias estruturais – Entre as melhorias executadas em 2019 estão as oito enfermarias revitalizadas no Hospital João Lúcio, além da reforma nas salas de terapia semi-intensiva, da vigilância epidemiológica e da agência transfusional. No Platão Araújo foram abertas mais vagas de enfermaria, enquanto no 28 de Agosto passou a funcionar um novo fluxograma de rotatividade de leitos, reduzindo o tempo de espera por cirurgias.

No Hospital Infantil Dr. Fajardo 12 leitos foram reativados. No Hospital da Zona Norte Delphina Aziz houve a ativação de todos os 50 leitos de UTI e de mais um Centro Cirúrgico. Com isso, entre abril e novembro, foram realizadas 1.178 cirurgias, reforçando a rede de alta complexidade da capital. Na rede materno-infantil da capital houve aumento de 22 leitos obstétricos.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes