Ir para o conteúdo

Wilson destaca que parceria com Governo Federal reforça combate ao desmatamento no Amazonas

O governador Wilson Lima destacou em entrevista coletiva ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão, nesta quinta-feira (05/11), que a parceria entre o Estado e o Governo Federal tem reforçado o combate à extração ilegal de madeira e o desmatamento no Amazonas.

A entrevista foi concedida no Comando Militar da Amazônia (CMA), como parte da agenda que o vice-presidente da República cumpre no estado, liderando comitiva formada por ministros e chefes de missões diplomáticas. Hamilton Mourão é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

“Temos trabalhado com o Governo Federal para que a gente possa ter braço suficiente para poder combater, sobretudo a ilegalidade. E aí a gente tem contado com o apoio da Força Nacional; temos feito uma parceria com o Exército Brasileiro, que tem nos ajudado muito no combate a essas ilegalidades. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia também tem sido um grande parceiro, e ontem nós fizemos uma visita na sede, para que os embaixadores tivessem a oportunidade de acompanhar como é feito esse trabalho de monitoramento, assim como apoio significativo da Polícia Federal”, afirmou Wilson.

O governador Wilson Lima destacou, ainda, projetos desenvolvidos pelo Estado para fomentar atividades sustentáveis no Amazonas, como o turismo ecológico.

O governador do Amazonas também ressaltou que há um esforço conjunto para ampliar a regularização fundiária. “Quando não se tem a regularização de uma terra, fica difícil para que o Governo Federal, o Estado e, até a própria prefeitura, possa punir o responsável por aquele desmatamento. Então é algo que a gente tem trabalhado não só no comando e controle, mas também alguns fatores que são importantes, como regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico, a bioeconomia, alternativas para quem está nessa região possa garantir o sustento das suas famílias”, afirmou Wilson Lima.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, enalteceu o trabalho da Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas no combate à exploração ilegal da madeira.

“A principal ilegalidade é a questão da exploração da madeira. E hoje vem sendo feita uma ação muito efetiva pela Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas para estrangula esse comércio ilegal. E como que se impede isso? Em primeiro lugar fechando as vias de escoamento. A partir de momento que a pessoa corta a madeira e não consegue mais vender, ela perde o seu negócio. O trabalho da Polícia Federal aqui no Amazonas vem dando frutos e vai render cada vez mais, e não temos dúvida alguma que, em um curto espaço de tempo, vamos estabelecer uma barreira definitiva para essa questão”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes