Ir para o conteúdo

Wilson destaca avanços do Amazonas para atividade de manejo do jacaré

Em visita ao município de Tefé, neste sábado (17/10), o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou os esforços do Governo do Estado para destravar e tornar realidade o manejo do jacaré. Os avanços viabilizam uma nova atividade econômica legalizada para ribeirinhos, pescadores e a população que já têm a expertise do manejo do pirarucu.

"Nós estamos trabalhando muito, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), junto ao Ministério do Meio Ambiente, junto à Secretaria Nacional da Pesca, para que a gente consiga, efetivamente, o jacaré manejado aqui no estado do Amazonas. Nós temos, hoje, uma superpopulação desses animais. Percebemos que, em algumas regiões, acontece uma atividade predatória e o trabalho que a gente está fazendo e construindo é o da legalização para que a gente possa aproveitar a carne, o couro, o osso do jacaré e outros usos que tem esse animal", pontuou o governador, durante visita à Feira do Pirarucu de Manejo, em Tefé.

Wilson Lima ressaltou que a parceria com o Governo Federal é importante para a introdução e manutenção da atividade.

"A gente tem feito uma construção aqui, nessa região de Tefé, onde temos uma grande população desse animal, e estamos bem encaminhados nessa situação, com essa relação que a gente tem tido com o Governo Federal, que tem olhado a Amazônia de uma forma diferente, entendendo que nós precisamos agregar valor e garantir geração de emprego e renda para quem está aqui. O potencial que nós temos aqui precisa ser revertido em forma de benefício para a população", enfatizou o governador.

Governo do Estado já realizou abates experimentais da espécie e incentivou pesquisas

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que esteve em Tefé junto com o governador, reforçou o apoio do Governo Federal às atividades relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade no Amazonas.

"O presidente é uma pessoa totalmente ligada à pesca e aquicultura e tem dado todo apoio para a nossa pasta. É a quarta vez que visito a região, uma região rica, de gente trabalhadora, que preserva e tem consciência ecológica", destacou Jorge Seif Júnior.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes