Ir para o conteúdo

Wilker Barreto denuncia Anoar Samad por "fila de espera" para cateterismo

Pacientes aguardam procedimento de cateterismo no Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), localizado na Zona Norte de Manaus.

Representação foi ingressada nesta segunda-feira.

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) ingressou, nesta segunda-feira (27), com uma representação no Ministério Público (MPAM) contra o secretário estadual de saúde (SES-AM), Anoar Samad, por omissão às problemáticas da rede pública do Estado. Um dos motivos da ação do parlamentar é a fila de pacientes aguardando pelo procedimento de cateterismo no Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), localizado na Zona Norte de Manaus.

Em pronunciamento, ontem, Wilker destacou que pacientes denunciam que aguardam há um mês pelo procedimento no hospital do coração, problemas esses que o parlamentar já havia constatado nas fiscalizações que realiza através da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam) às unidades de saúde do Amazonas.

“Passei o final de semana com o meu telefone recebendo pedidos de socorro, de pessoas que estão aguardando há 50, 60 dias um cateterismo, nós temos mais de 100 pessoas ocupando as UTIs esperando pelo procedimento no Delphina, João Lúcio, Getúlio Vargas... As máquinas do Francisca Mendes estão quebradas há meses, se isso não for omissão de socorro, é o quê?”, ponderou Barreto, em tom duro, na tribuna da Casa Legislativa.

O deputado frisou, ainda, que a saúde do Amazonas poderia utilizar a rede privada para amenizar ou diminuir as problemáticas do sistema público de saúde.

“É um absurdo nós termos pessoas correndo risco de vida e o Estado sequer não fazer no setor privado. Não tem a máquina, então faça um processo indenizatório e contrata a rede privada, mas salve vidas. Posso afirmar categoricamente e desafio qualquer um que o estado do Amazonas e sua saúde estão em falência, é um paciente terminal. E o que mais me indigna é que não é por falta de recursos, e sim má gestão e falta de respeito com a vida do próximo”, pontuou.

Wilker afirmou que a saúde enfrenta um verdadeiro colapso. “Eu estou representando contra o CPF do secretário de saúde por omissão de socorro. A saúde do Amazonas está em colapso, todos os serviços terceirizados em atraso, falta de remédio, falta de material, o 28 de agosto parece hospital de Gaza e hoje, se fizer uma fiscalização nas UTIs, nós vamos encontrar pacientes completando meses aguardando o cateterismo. E espero que o Ministério Público tome as providências”, finalizou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes