Ir para o conteúdo

Visita ao Sidia fortalece integração e capacitação de servidores da Suframa na região Amazônica

o Sidia concentra suas pesquisas na área de software embarcado, com foco em dispositivos móveis e televisores.

Visitantes conheceram a colaboradora virtual DENISE e o showcase do Sidia, um espaço interativo que simula os ciclos da floresta amazônica

Na quinta-feira (30), o grupo de servidores da Suframa das unidades regionais dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá realizou uma visita ao SidiaAmazon Tower, localizado na Avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus. A visita faz parte das atividades de integração e capacitação dos profissionais, complementando a formação sobre a Lei de Informática e contrapartidas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia Ocidental e Amapá, realizada durante a semana.

Fundado em 2003, o Sidia é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), apto a receber recursos de empresas incentivadas pela Lei de Informática para desenvolver atividades de PD&I.

Durante a visita, os servidores foram acompanhados pelo diretor técnico, André Neto, e pelo gerente de Relações Institucionais e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto, Samy Assi, onde conheceram a colaboradora virtual DENISE e o showcase do Sidia, um espaço interativo que simula os ciclos da floresta amazônica, apresentando espécies da fauna regional e de lendas locais, como o curupira.

O instituto apresentou, ainda, o Manaus Tech Hub, espaço dedicado à inovação e empreendedorismo

Assi explicou que o Sidia concentra suas pesquisas na área de software embarcado, com foco em dispositivos móveis e televisores. “Fazemos aqui o desenvolvimento de software para parceiros de negócio globais. Um exemplo é o uso da nossa tecnologia nos sistemas operacionais de todos os modelos de smartphones da Samsung utilizados na América Latina”, explicou. O Instituto conta com três unidades em Manaus e uma em Porto Velho e mais de 1.200 profissionais especializados em diferentes áreas acadêmicas.

Os servidores também puderam conhecer algumas das soluções tecnológicas já desenvolvidas pelo Sidia, que é referência no desenvolvimento de tecnologias em áreas como telecomunicações (5G, 6G, TV Digital), saúde (pesquisas de biossinais em wearables) e imersão (AR, VR e XR). Entre os projetos apresentados, estão um aplicativo para o reconhecimento de tipos de madeira; jogos de realidade virtual; aplicativo voltado a microempreendedores para a criação e manutenção de um negócio; monitoramento de saúde com foco na segurança do trabalho, entre outros.  

O instituto apresentou, ainda, o Manaus Tech Hub, espaço dedicado à inovação e empreendedorismo com o objetivo impulsionar empresas de base tecnológica e seus modelos de negócios, executando programas e projetos que conectam startups, empresas e governos na região da Amazônia Ocidental e Amapá.

Servidores

Para Luciana Araújo, coordenadora da Área de Livre Comércio de Brasileira e Epitaciolândia, a visita ao Sidia foi uma complementação fundamental do conhecimento teórico em relação à PD&I adquirido durante a semana. “Precisamos expandir essa experiência e esse conhecimento para fora de Manaus, mostrando a riqueza tecnológica e as possibilidades oferecidas na Amazônia Ocidental e do Amapá”, afirmou.

O chefe de Operações da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, Lino Amorim, destacou a relevância do conhecimento em Lei de Informática para o desenvolvimento regional, visando à geração de emprego e renda por meio de possibilidades de investimento em novos projetos nas áreas abordadas durante a visita. “Essa iniciativa foi muito importante para alinhar conhecimento teórico e prático e atingir o papel da Suframa nas unidades regionais, de promover o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida na Amazônia Ocidental e Amapá”, complementou.

Os servidores também puderam conhecer algumas das soluções tecnológicas já desenvolvidas pelo Sidia
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes