Ir para o conteúdo

‘Vigia’ aumenta combate ao crime nas fronteiras do AM

No Amazonas e até o final de 2019 nas regiões de fronteira do Acre, Rondônia e do Rio Grande do Sul chegará o “Vigia”, programa de segurança das fronteiras brasileiras do Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério da Defesa e órgãos de segurança pública federais e estaduais. Em execução há sete meses no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o “Vigia” vai além das fronteiras com atuação nas divisas estaduais. 

As operações do programa no Amazonas vão iniciar pelo município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus) e em toda a extensão do rio Solimões para combater o tráfico de drogas, roubo de combustível, ações dos “piratas dos rios” e o contrabando de armas. A previsão da Secretaria de Operações Integradas/MJSP é que seja utilizado um contingente inicial de 200 policiais, mas até o final do ano deve subir para 700, com investimentos de R$ 3 milhões.

O programa “Vigia” trabalha com três eixos: capacitação, aquisição de equipamentos tecnológicos e operações buscando a integração das instituições que trabalham com segurança das fronteiras: Ministério da Justiça, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar estaduais, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal e as forças armadas.

Desde abril de 2019, as operações do “Vigia” já fizeram bloqueio de 220 embarcações que carregavam contrabando, sendo 72 delas de alta velocidade; quase 50 toneladas de drogas foram apreendidas, 1,2 mil quilos de agrotóxico, 46 veículos roubados foram recuperados, 387 veículos apreendidos, 72 armas de vários calibres, 86 milhões de maços de cigarros.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes