Ir para o conteúdo

Vereadores criam Frente Parlamentar de combate ao suicídio em Manaus

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, os veradores Alonso Oliveira, Ewerton Wanderley, Elissandro Bessa e Joelson Silva, deram entrada no projeto que cria a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A iniciativa busca criar medidas para diminuir o alto índice dos casos da violência autoinflingida na capital, além de debater temas como a depressão de forma pública. 

O projeto nasce em meio às discussões de aumento nos casos de suicídio em Manaus. “A Frente Parlamentar visa o combate ao suicídio que vem crescendo assustadoramente em Manaus. O intuito é, com órgãos e profissionais competentes, diminuir os índices do caso na capital”, diz parte do texto da justificativa do projeto. 

O vereador Alonso Oliveira usou a tribuna para anunciar a criação da Frente e avaliou como fundamental a união de esforços de diversas áreas para enfrentar o problema e falou dos impactos da depressão para esse reflexo. “Várias ações são importantes para fazer frente ao grave problema do aumento das taxas de suicídio em Manaus. Esta é uma doença que inclusive afeta a todos de forma previdenciária, uma vez que há uma série de dificuldades enfrentadas pelos contribuintes no processo para uma possível aposentadoria ou acesso a outros benefícios”, explicou. 

O presidente da Frente Parlamentar, Elissandro Bessa ressaltou a importância da criação de políticas públicas multissetoriais para diminuir os casos de suicídio. “Infelizmente isso é um mal que tem crescido no nosso país de forma silenciosa, e ainda a gente não sabe exatamente como combater. Precisamos melhorar a nossa interlocução entre poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, e estados e municípios para pensar em políticas de promoção da vida”.

Segundo a OMS, a depressão atinge 400 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a 2ª principal causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos. Em Manaus, segundo dados da Semsa, só em 2018 foram registrados 652 atendimentos de pessoas com sintomas depressivos ou transtornos depressivos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes