Ir para o conteúdo

Vereador quer proibir narguilé para menores de 18 anos em Manaus

Foi deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei 292/2019, de autoria do vereador William Abreu (PMN) que proíbe a comercialização, distribuição e o uso do cachimbo conhecido como “narguilé” aos menores de 18 anos no âmbito do município de Manaus. O narguilé é um aparelho usado para o fumo no qual é aquecida uma mistura de tabaco e a fumaça produzida é aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira.

“Conseguimos apresentar mais um projeto de lei e este chama a atenção pelo fato desta prática está virando moda entre os jovens, o que nos causa espanto pois é cem vezes mais prejudicial que o cigarro,” assegurou Abreu.

Esse é um hábito que vem crescendo entre os jovens e adolescentes e merece atenção, segundo o vereador, pois além dos riscos para a saúde que já são associados ao consumo do cigarro, pode transmitir também doenças contagiosas como a herpes e a tuberculose, uma vez que, na maioria das vezes o cachimbo é compartilhado por grupos de pessoas.

“É um projeto polêmico, é possível que alguns jovens fiquem chateados, mas no futuro irão entender, pois é necessário criar esses mecanismos de defesa,” finalizou o vereador.

O Dia Nacional de combate ao Fumo celebrado no dia 29 de agosto foi instituído pela Lei n° 7.488, de 11 de junho de 1986, para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população do Brasil para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes