Ir para o conteúdo

Festa do Cupuaçu tem recorde de público com 200 mil em Presidente Figueiredo

Em três dias de evento, centenas de caravanas chegaram à cidade vindas da capital, de municípios do interior, do estado vizinho de Roraima

Multidão em Presidente Figueiredo - Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha – Dircom/PF

Uma multidão de gente tomou conta de Presidente Figueiredo, neste final de semana, durante a realização da 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa. Entre sexta-feira (28/07) e este domingo (30/07), mais de 200 mil pessoas passaram pelo município, um recorde na história do evento e da cidade, segundo dados do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reuniu as forças de segurança mobilizadas para a festa.

O quadrilátero onde estão localizadas as duas principais praças públicas da cidade (Praça da Vitória e Praça da Cultura), na área central de Presidente Figueiredo, onde ocorreram os shows musicais, desfiles do concurso de rainha do Cupuaçu e a Feira da Agroindústria, recebeu o maior público rotativo, mais de 60 mil pessoas, entre a noite e madrugada do sábado (29/07).

O cantor Nattan que levou o público ao delírio com sua energia contagiante, foi a principal atração desta noite que também teve a coração da Rainha do Cupuaçu 2023, Ester Moraes, e shows de Markynho Feras do Forró e Tarcísio do Acordeon.

“O público lotou as duas praças e as áreas adjacentes. Não tenho dúvidas de que realizamos um dos maiores eventos do Amazonas. Uma festa que tem alegria, que contagia, que gera emprego e renda, e que movimenta o nosso turismo. Experimentamos uma explosão de felicidade. É a alma da nossa cidade que esteve aqui presente na noite de hoje”, celebrou Patrícia Lopes.

No domingo, a rotatividade de público no Parque do Urubuí chegou a 40 mil pessoas, que passaram pelo local entre as 10h da manhã e às 16h. O sertanejo Leo Magalhaes e a DJ May Sevem comandaram a festa, que também a presença estrelas da musica regional, como Guto Lima.

David Assayag foi uma das atrações

Caravanas
Presidente Figueiredo recebeu centenas de caravanas que vieram da capital, de outras cidades do interior do Amazonas, como Manacapuru, Anori, Tabatinga, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Juruá e, também, do estado vizinho de Roraima, que faz fronteira com o Amazonas, pela BR 174.

Os figueiredenses da zona também montaram suas caravanas para participar da festa, especialmente, aqueles que vieram para torcer por suas candidatas que disputaram o titulo de rainha do Cupuaçu. Trinta e seis ônibus e micros fizeram o transporte dos moradores da zona rural até a sede do município.

Grupos de empresários, parlamentares e outras autoridades prestigiaram participaram da segunda noite da Festa do Cupuaçu, entre eles, os deputados Joana D’Arc, Mário César Filho e Cristiano D’Ângelo, os prefeitos Leandro Pereira da Silva, de Rorainópolis (RR), Dr. Junior, do município de Juruá e Clóvis Curubão, de São Gabriel da Cachoeira.

A festa superou todas as expectativas do trade turístico e do comercio da cidade, com hotéis, pousadas e hostess lotados, dezenas de imóveis alugados e os ambulantes vendendo muito.

Cultura local foi destaque

“A festa do Cupuaçu voltou a ser referência no Amazonas e estamos extrapolando fronteiras”, afirma Zandem Ferreira, secretário municipal de Cultura e Eventos.
Cupuaçu pra dar e vender

A retomada da pujança da cultura de cupuaçu, fruto símbolo do município de Presidente Figueiredo, que andava em queda na ultima década, foi um dos desafios abraçados pela gestão da prefeita Patrícia Lopes, cujo resultado pôde ser medido pela grande variedade de produtos a base de cupuaçu, ofertados durante a festa.
Da tradicional bala com chocolate, passando pelo salame com castanha, bolos, tortas, licores e biscoitos, além das diversas peças de artesanato confeccionadas com a casca do fruto, foram comercializados na Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa.

Visitantes e moradores também puderam levar pra casa uma muda de cupuaçu. No total foram distribuídas 16 mil mudas do fruto, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Mineração Taboca.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes