Ir para o conteúdo

Dito & Feito: CRIME DE INTOLERÂNCIA POLÍTICA – Um é sinal de alerta para Lula

Apesar dos riscos evidentes, o ex-presidente deve continuar a fazer campanha como é de seu estilo, o que implica interagir com a população e caminhar com a multidão

O sinal de alerta de que o pré-candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva corre sério risco de morte acendeu sábado, com o assassinato do militante petista Marcelo Arruda cometido pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR).

Mesmo assim o comando da campanha não vai tomar medidas especiais de proteção ou alterar o esquema de segurança que já protege Lula para as próximas agendas do ex-presidente. De acordo com o PT, isto não seria necessário, ao menos agora, porque a segurança de Lula já havia sido reforçada pela PF antes do seu comício no Rio de Janeiro, ocorrido na quinta-feira. Foram agregados mais 27 policiais federais, que se juntaram aos oito que já cuidavam de proteger o petista. Além de policiais, o esquema de segurança conta também com carros blindados, coletes à prova de balas (o próprio Lula usou um no comício do Rio) e outros equipamentos.

Não vai mudar

Porém, apesar dos riscos evidentes, o ex-presidente deve continuar a fazer campanha como é de seu estilo, o que implica interagir com a população e caminhar com a multidão, ficando exposto e vulnerável.

À maneira dele

Foi assim em Salvador, na semana passada.

— É a maneira dele. Temos que conciliar a maneira de Lula fazer campanha e a segurança. Não sendo assim, se Lula for impedido de fazer campanha, eles terão sido vitoriosos –, diz Wadih Damous, advogado, ex-deputado federal e muito próximo do pré-candidato.

No meio do povo

Outro integrante importante da campanha, porém, diz que o assassinato de ontem não deve fazer Lula mudar o seu jeito de fazer campanha:

— O Lula é um político de contato. Ele gosta de interagir com a população, de abraçar as pessoas. A segurança fica preocupada, mas ele não vai mudar este estilo.

Melhor prevenir

No entanto, precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

O comando da campanha do ex-presidente reforçou o esquema de segurança para ato de sábado (9), em Diadema (SP). Cem agentes de segurança foram contratados exclusivamente para revista do público com uso de detectores de metal portáteis.

Lula, Alckmin e Freixo: susto na manifestação da Cinelândia no Rio de Janeiro, onde explodiu um artefato

Explosão e susto

Na quinta-feira (7), um outro sinal de alerta foi dado.

Durante um ato na Cinelândia, no Centro do Rio, com a presença de Lula, além de artistas e lideranças partidárias que apoiam sua pré-candidatura à Presidência, um explosivo caseiro foi atirado do lado de fora dos tapumes que delimitam a área destinada ao público.

Terrorista de m....

O dispositivo, feito com pavio ligado a uma garrafa PET preenchida com um material similar a fezes humanas, detonou após alguns segundos, espalhando os excrementos perto do público e deixando forte odor. Ninguém ficou ferido.

Homem de confiança

A coordenação da equipe de segurança de Lula está a cargo do delegado Andrei Rodrigues, que tem um histórico de atuar com petistas.

Ocupou o mesmo papel de agora na primeira campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010.

Então, tá!

O presidente Jair Bolsonaro residente tenta mudar discurso após assassinato de tesoureiro do PT por bolsonarista em Foz do Iguaçu.

O ex-capitão republicou em sua conta no Twitter uma postagem de 2018 em que diz dispensar qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores.

“A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”, afirmou o presidente.

Perguntar não ofende

Ora bolas, Jair libera a compra de armas, tira fotos com fuzil, faz sinal de arminha com as mãos, diz que o povo deve se armar  – “povo armado jamais será escravizado”–,  e quem promove a violência é a esquerda?

Bolsonaro incentiva os apoiadores a andar armado e quem fomenta a violência é a esquerda?

“Fuzilar a petralhada”

Bolsonaro é desde antes de chegar à Presidência um dos principais políticos que insuflam o antipetismo.

E até já  chegou a usar termos como "fuzilar a petralhada" – fato que foi lembrado por eleitores em meio à repercussão do caso em Foz do Iguaçu.

Tal pai, tal filho...

Horas antes do lamentável crime em Foz do Iguaçu, no entanto, no sábado (9), o filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o “03”, como é chamado pelo presidente, fez um comício em Brasília, abertamente em defesa das armas.

— Sim, eu quero estar armado porque eu prefiro bandido debaixo da terra do que minha esposa estuprada –, disse.

Boca suja

Em seguida atacou as instituições que defendem o desarmamento:

— Chupa Sou da Paz, chupa Viva Rio, chupa Fórum Brasileiro de Segurança Pública, chupa Instituto Igarapé, vocês vai ter que trabalhar muito pra esconder esses números (…) Esses merdas filhos da puta, que sempre foderam a sociedade brasileira —, afirmou atacando o Estatuto do Desarmamento, criado no primeiro governo Lula, em 2003.

Eduardo Bolsonaro e o amigão Jorge Guaranho, assassino de Marcelo Arruda e apoiador de Jair

Selfie com assassino

Em junho de 2021, Jorge Guaranho, o assassino do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, aparece sorrindo em uma foto ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do mandatário.

"Vamos fortalecer a direita", escreveu em 30 de abril numa corrente da "#DireitaForte" para impulsionar perfis de conservadores com poucos seguidores.

Amazonas na pauta

Na manhã de terça-feira, Lula fará uma série de contatos políticos em um hotel em Brasília onde receberá aliados do Mato Grosso, Amazonas, Amapá e Goiás.

Braga com Lula

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) é um dos nomes com encontro confirmado com Lula.

Líder da bancada do MDB no Senado, Braga é pré-candidato ao governo do Amazonas e está trabalhando para ter apoio do PT na chapa.

Omar costura viagem

O senador Omar Aziz (PSD-AM) falará com Lula para tentar costurar uma viagem do ex-presidente ao Amazonas ainda no mês de julho.

Sonho meu

Em Boa Vista, onde correu na  20ª Corrida Internacional 9 de Julho, o prefeito David Almeida (Podemos) revelou, durante entrevista, a Manaus de seus sonhos.

Melhor do Brasil

David  disse  está trabalhando para ter a  melhor Educação Básica, a melhor Infraestrutura, 99% da cidade coberta com LED, a melhor Limpeza Pública, a melhor Assistência Social, o melhor serviço de Mercados e Feiras.

— Eu vou trabalhar para que nós tenhamos os melhores serviços do Brasil em, pelo menos, dez áreas –, enfatizou Almeida.

Arthur na estrada

O pré-candidato ao Senado pelo Amazonas, Arthur Virgílio Neto (PSDB), voltou aos municípios de Itacoatiara e Iranduba durante intensa agenda no sábado (9.7) e no domingo (10),

Em Iranduba, ele visitou comunidades e reforçou seu compromisso de buscar melhorias.

Arthur Virgílio em carreata no município de Itacoatiara

Sangue novo

Na Velha Serpa, Arthur prestigiou o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do jovem Dib Barbosa e se surpreendeu com a maior carreata já realizada na história política da cidade.

— Itacoatiara apresenta um jovem que é uma opção real de renovação e de mudança.

Preparado pra a luta

Virgílio disse que  é pré-candidato ao Senado porque sabe o que fazer lá.

— O Amazonas vai impor respeito através da minha palavra e de alianças que buscarei, assim se constrói força, juntando esforços. Estou preparado para a luta –, completou Arthur.

ÚLTIMA HORA

PALPITE INFELIZ – Mourão minimiza assassinato de petista e diz que foi uma “briga de bêbados”

É lamentável a postura do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, sobre o assassinato de um pai de família, em um crime de intolerância política. Todo mundo enxergou isso, só ele, Bolsonaro e os filhos 1, 2 e 3 é que não. O general  chegou a dizer que o assassinato   do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda pelo policial José Rocha Guaranho, em Foz de Iguaçu, , por um bolsonarista declarado, foi uma “briga de bêbedos” que ocorre “todo fim de semana”.

— Evento lamentável. Ocorre todo final de semana em todas as cidades do Brasil, de gente que provavelmente bebe e aí extravasa as coisas.

Para o vice-presidente da República, não há ligação do episódio com o discurso de ódio propagado diariamente por Bolsonaro e apoiadores do governo. Para ele, o caso “não é preocupante”.

— Não é preocupante. Não queira fazer exploração política disso daí. Vou repetir o que eu estou dizendo, e nós vamos fechar esse caixão. Para mim é um evento desses lamentáveis que ocorrem todo final de semana em yoda cidade do Brasil – disse o general.

ORGULHO

A tecnologia 5G foi implementada no Brasil e já está funcionando para alguns aparelhos. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

A primeira cidade a oferecer o sinal é Brasília, mas segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) logo as outras regiões também terão o acesso liberado. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas.

VERGONHA

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (caricatura) , diz ter recebido relatos de que a delegada responsável pelas investigações do assassinato de um apoiador de Lula fez postagens contra o partido em uma rede social.

O assassinato ocorreu no último fim de semana. O tesoureiro do PT Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, foi baleado durante sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR). Os disparos foram feitos policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes