Ir para o conteúdo

Turma do Curumim a serviço da educação no trânsito

Acostumada a defender árvores, rios e animais da Amazônia, a turma do Curumim dessa vez deixou a floresta para reforçar a educação no trânsito da Prefeitura de Manaus. A ação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que durante todo o ano desenvolve ações com objetivo informar crianças e condutores sobre como melhorar o trânsito nosso de cada dia.

As aventuras do indiozinho Curumim, criação do cartunista e jornalista amazonense Mário Adolfo, podem ser vistas na cartilha ‘Trânsito Consciente na Manaus do Presente’, onde o ‘Último herói da Amazônia’ e sua turma deixam a floresta e vão para Manaus e conhecem a agente de trânsito Bibí, heroína inspirada na chefe do departamento de Operações de Trânsito (IMMU), Bruna Priscila.

O lançamento da cartilha, na manhã desta terça-feira, 29/10, reuniu na escola municipal Thomás Merelles, no bairro de Petrópolis, a  secretária municipal de Educação (em exercício), Euzani Trajano; o Diretor de Engenharia e Educação do Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU),  Manoel Reis Jr.:, Diretora do Departamento de Educação no  e Estatística, Hanara Souza; Mário Adolfo e a guarda de trânsito Bibí.

Além deles, também esteve presente ao lançamento Soraya Freire, professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) há 28 anos, vencedora do Prêmio Professores do Brasil e do Prêmio Denatran de Trânsito por seu trabalho na educação do trânsito, e o diretor da escola municipal Thomás Meireles, professor Sérgio Nogueira Lima Junior.

Após a apresentação do coral da escola, formada por 50 crianças, a professora Soraya Freire explicou a importância do projeto lembrando que só através da educação e do trabalho dos professores é possível a transformação da sociedade e da vida dessas crianças”.

Mário Adolfo também foi convocado para falar sobre os quadrinhos do Curumim como ferramenta de educação no trânsito.

— O Curumim já vem sendo usado como ferramenta de comunicação de massa há mais de 36 anos, conscientizando as crianças para a defesa da floresta, dos rios, dos animais e alertando para as agressões ao meio ambiente. Agora chegou a hora do “último herói da Amazônia” trabalhar na organização do trânsito e na mobilidade urbana –, disse o jornalista.

A cerimônia foi encerrada por volta da 11h, com uma sessão de autógrafos do criador da turma do Curumim, Mário Adolfo, que provocou uma imensa fila de crianças em busca da dedicatória na revistinha.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes