Ir para o conteúdo

Turismo sustentável de Presidente Figueiredo ganha destaque nacional

Reportagem, produzida pelos jornalistas Paulo Paixão e Josenilson Guerreiro, foi ao ar, em rede nacional, na programação da Rede Bandeirantes, em comemoração à Semana da Amazônia

A política de desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável, implantada na gestão da prefeita Patrícia Lopes, a qual tem investido, de forma planejada, no turismo, para transformar o setor em uma das principais matrizes econômicas de Presidente Figueiredo, está chamando atenção do país, especialmente no momento em que o mundo busca alternativas para conter as mudanças climáticas.

Durante a Semana da Amazônia, comemorada entre 5 a 10 de setembro, emissoras da Rede Bandeirantes, veicularam, em sua programação nacional e regional, uma reportagem especial produzida pelos jornalistas Paulo Paixão e Josenilson Guerreiro, da Band Amazonas, que estiveram no município, conhecendo in  loco, modelo de gestão público-privada do patrimônio natural, que gera emprego e renda, com sustentabilidade.

"Nossa equipe teve a oportunidade de ver de perto, como a administração pública, em parceria com os moradores de Presidente Figueiredo, estão trabalhando para cuidar do maior patrimônio que nós temos: a Amazônia.  São ações como essas, de educação ambiental, geração de energia elétrica fotovoltaica e orientações sobre conservação da biodiversidade, que estão fortalecendo a nova matriz econômica e mostrando para o Brasil e para o mundo, como devemos cuidar da nossa casa", destaca o jornalista Paulo Paixão.

Nacionalmente, a reportagem foi veiculada no programa Melhor da Noite, apresentado pelos jornalistas Zeca Camargo e Glenda Kozlowsk. No Amazonas, foi exibida no Brasil Urgente Amazonas e Jornal da Band.

Com os programas e ações implementadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comercio (Semtec), em parceria com o Sebrae Amazonas, a cidade amazonense, distante 107 quilômetros de Manaus, pela BR 174, também conhecida como a Terra das Cachoeiras, tem hoje mais de 200 atrativos naturais cadastrados, dos quais, mais de 150 são visitáveis, entre eles, cachoeiras, corredeiras, grutas, parques e cavernas.

Inicialmente, a prefeitura realizou o inventário dos atrativos e também o Plano de Ordenamento do Turismo (POT), elaborados com a participação de todos os integrantes do trade turístico e também instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada. Paralelamente, a Semtec trabalhou, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Ação Social, implementando programas de educação ambiental nas escolas e na formação dos empreendedores, promovendo conscientização e responsabilidade ambiental.

"Trabalhamos o tema sustentabilidade, desde a educação infantil, para que o turista perceba, também, que a própria população de Presidente Figueiredo, já tem essa consciência ", afirma Elianda Miranda, secretária adjunta da Semtec.
A prefeitura também tem promovido e estimulado a regularização do trade, para que eles possam ter acesso a programas públicos, viabilizados por meio de parcerias com o governo estadual, como o Brilha Amazonas, que viabiliza a aquisição gratuita de placas de energia solar, para os empreendimentos turísticos.

"A construção de todas essas ferramentas é feita de forma participativa, porque sabemos que para preservar e conservar, é preciso que todos tenham a mesma compreensão de que, quanto mais sustentável a atividade, ela se torna mais atraente e competitiva”, destaca Edvan Carias, titular da Semtec.

Atualmente, a prefeitura trabalha, junto com o trade e instituições de ensino e entidade de classe de profissionais e empresariado, na elaboração do Plano de Marketing do Turismo, Implantação do Selo de Qualidade e do sistema de Voucher que, juntos, vão assegurar que os recursos gerados pelo turismo, sejam reinvestidos no próprio município.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes