Ir para o conteúdo

Taxa de transmissão diminui, mas Amazonas segue em alerta contra a Covid-19

O Amazonas apresentou redução na taxa de transmissão da Covid-19, segundo balanço epidemiológico apresentado nesta quinta-feira (04/02), pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes. De acordo com o levantamento, divulgado durante live transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, os dados apontam tendência de estabilidade, resultado da intensificação das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus, previstas em decerto estadual.

“Nós tínhamos, há duas semanas, uma taxa de 1.30, que significa que de cada 100 infectados, no intervalo de uma semana, os mesmos têm poder de transmitir para 130 pessoas. Nós éramos os primeiros e hoje o Amazonas está em 5º no ranking nacional. Esse número reduziu de 1.30 para 1.1. Significa que ainda temos uma alta taxa de transmissão, mas os dados têm mostrado a estabilidade e tendência de redução no número de casos”, ressaltou Cristiano.

Durante a transmissão ao vivo, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou a necessidade de se cumprir as medidas restritivas, estabelecidas em conjunto com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Manutenção das medidas de prevenção ao coronavírus são fundamentais

“Não há outro caminho para quebrar essa cadeia de transmissão, a gente já começa a ver alguns resultados, baixando essa taxa de infecção. Conseguimos, esses dias, perceber uma estabilidade nos números. Eles não estão caindo como nós esperávamos. Esperávamos que caísse mais rapidamente, mas já encontrou uma estabilidade e a tendência é que possa melhorar, mas essa melhora vai depender do esforço que cada um de nós fizermos”, enfatizou Wilson Lima.

“Quanto mais a gente se esforçar, quanto mais a gente respeitar as orientações estabelecidas pelos profissionais da saúde, maior vai ser o nosso sucesso e mais rápido a gente vai conseguir sair dessa situação”, acrescentou o governador.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes