Ir para o conteúdo

Sommelier do Pátio Gourmet indica cervejas que combinam com o clima amazônico

Outubro é conhecido como o mês da cerveja. Em diversas partes do mundo já é tradição a realização de festas e festivais com a temática de Oktoberfest, com muita música e, é claro, cerveja gelada à vontade. Para os cervejeiros que não perdem a data, o sommelier do Pátio Gourmet, Alexsander de Oliveira, preparou algumas dicas para quem deseja explorar mais o mundo das bebidas fermentadas, levando em conta o clima amazônico.

Nos principais grupos de cervejas produzidas no mundo, entre as mais consumidas estão a Ale, mais encorpadas, maltadas e alcoólicas; e a Large, mais leves, refrescantes e menos alcoólicas. “Com esse nosso clima de verão praticamente o ano inteiro no Amazonas, as cervejas do estilo Pilsen, que são uma variação do estilo Lager, são a melhor pedida”, indica o sommelier.

Cerveja Itajahy Pilsen é uma das sugestões do especialista. Ele explica que ela não tem muita complexidade para uma harmonização e, na maioria dos casos, pode ser degustada até mesmo sem um acompanhamento. “Queijos, embutidos, linguiça calabresa, azeitonas, petiscos condimentados e palmito em conserva são excelentes combinações”, disse Oliveira.

Já no universo da Ale, a dica do sommelier do Pátio Gourmet é a La Birra American IPA. Por conta do sabor amargo e acidez característicos, devido a alta concentração de lúpulo, harmoniza facilmente com churrasco, carnes mais gordurosas como costela, cupim, picanha e embutidos.

“Para quem é amante do bom vinho ou tem dificuldade com cervejas amargas, sugiro um estilo de cerveja leve, frutado e agradável ao paladar: a Catharina Uva Goethe. Essa cerveja tem em sua composição uma uva extremamente aromática, que confere maciez no paladar e um aroma muito agradável aos consumidores iniciantes no mundo da cerveja”, explica Alexsander.

Aos fãs de uma cerveja bem encorpada, com passagem em barril, o especialista do Pátio recomenda a Leopoldina Old Strong Ale. Por sua estrutura, diz ele, deve ser apreciada à mesa acompanhada de uma harmonização com risoto de cordeiro ou ragú de costela bovina e penne. “Sempre associamos cervejas a bebidas leves e refrescantes para um dia de calor. Mas esse é um exemplo de cerveja gastronômica”, destaca o sommelier.

Alexsander informa que, do dia 28 até 31, o Pátio Gourmet estará realizando um verdadeiro festival, com mais de 50 rótulos de cervejas nacionais, importadas e especiais, para todos os paladares, com descontos durante todo o período da campanha. No dia 30, a unidade da avenida Djalma Batista e o e-commerce do Pátio Gourmet realizarão uma ação exclusiva, em que o cliente que comprar duas cervejas, de rótulos selecionados, a terceira sai por R$ 0,01.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes