Ir para o conteúdo

SES-AM recomenda uso de máscaras devido ao aumento do volume da fumaça

Neste período, é importante seguir as orientações dos profissionais para proteger a saúde

Cuidados devem ser redobrados 

Visando orientar a população amazonense sobre a adoção de cuidados essenciais para enfrentar os problemas decorrentes da fumaça intensa no Amazonas, o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad, alerta sobre a importância de redobrar a atenção principalmente com idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

“A orientação é sobre as melhores práticas e cuidados essenciais que a população pode tomar para minimizar os impactos da exposição à fumaça, garantindo assim o bem-estar das famílias durante esse período”, disse o titular da pasta.

Para aqueles que precisam sair para áreas abertas, o uso de máscaras tipo N95/PFF2 ou P100 pode oferecer proteção adequada, principalmente para pessoas com fatores de riscos e doenças crônicas.

Além disso, a adoção do uso de purificadores de ar com filtros Hepa e umidificadores podem ajudar a reduzir as partículas no ambiente interno. Eles também podem ser utilizados para o alívio dos sintomas de irritação em olhos, nariz e garganta.

Deve ser evitada a prática de atividades ao ar livre, em qualquer horário, se a qualidade do ar estiver ruim ou péssima. Ferramentas de monitoramento de qualidade do ar podem orientar decisões individuais.

Vale destacar também, a hidratação contínua, principalmente devido às altas temperaturas. Ao sair de carro, é recomendado manter os vidros levantados e deixar o ar-condicionado no modo “recirculação”.

Em caso de agravamento dos sintomas devido à fumaça em Manaus, a população pode se dirigir às unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) mais próximo de sua casa ou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos adequados. Nos demais municípios do estado, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para casos mais simples, ou o atendimento no hospital local em casos de emergência .

O secretário destaca a importância de serem observadas as medidas anunciadas pelo Governador Wilson Lima recentemente para a população amazonense.

“O conhecimento, a preparação e a colaboração entre o Governo do Estado e a população são essenciais para proteger a saúde durante esse período”, finaliza o secretário.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes