Ir para o conteúdo

Amazonas amplia testagem para Covid-19 em Policlínicas e CAIMIs

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) vão reforçar a testagem de pacientes para detecção de Covid-19, nas unidades ambulatoriais como Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs), a partir deste mês de abril. A medida faz parte do plano de contingência para enfrentamento da Covid-19 no Estado.

A testagem será realizada em pacientes que estarão aguardando para realização de consultas e exames, durante a triagem que forem identificados com sintomas gripais. Com a ampliação da testagem, haverá celeridade na identificação das infecções e, consequentemente, intervenção terapêutica imediata aos pacientes.

“Fortalecer o acesso à testagem pela população é uma oportunidade de diagnosticar de forma precoce pacientes com Covid-19 para, assim, iniciar o isolamento e o acompanhamento desse paciente”, destacou a secretária executiva adjunta de assistência especializada da capital, Márcia Murad.

Na manhã desta terça-feira (06/04), equipes da SES-AM, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e diretores de Policlínicas e CAIMIs se reuniram para alinhar os fluxos de testagens nas unidades. A testagem nos usuários será implantada nas unidades após o treinamento das equipes.

O resultado do teste estará disponível para a população entre 48 e 72 horas, no site da FVS-AM, http://www.fvs.am.gov.br/, no link ‘Resultados Lacen/FVS’ mediante consulta pelo CPF.

A medida visa identificar precocemente pacientes com a infecção ativa que estejam aguardando atendimento ambulatorial

Treinamento

Na quinta-feira (08/04), técnicos do Lacen realizarão visita às Policlínicas Cardoso Fontes, Codajás, Zeno Lanzini, para iniciar o treinamento quanto à coleta de material. Na sexta-feira (09/04), o treinamento será com as equipes das Policlínicas Governador Gilberto Mestrinho, Antônio Aleixo e João dos Santos Braga.

Desde o início de março, equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da FVS-AM, vêm capacitando profissionais nas unidades de saúde da rede estadual para a coleta e melhor encaminhamento dos exames. O trabalho iniciou nas maternidades e nos Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), nos hospitais das Fundações de Saúde, Hospitais e Prontos-Socorros adultos e infantis, dos Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC) e Centros de Atenção Integral ao Idoso (CAIMI).

A iniciativa tem apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que doou 122 mil testes rápidos de antígeno ao Amazonas. Além do teste antígeno, a implantação da realização do Exame RT - PCR nas Policlínicas e CAIMIs fortalecerá a vigilância ativa de casos suspeitos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes