Ir para o conteúdo

Serviços da extensão da UBS Nilton Lins ficarão concentrados em um único espaço a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 3/5, os serviços oferecidos na extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, na avenida Professor Nilton Lins, nº 2.344, Flores, zona Centro-Sul, ficarão concentrados na UBS tradicional, que funciona no mesmo complexo. A extensão foi montada pela Prefeitura de Manaus em janeiro deste ano, para atender exclusivamente os casos suspeitos de síndromes gripais e de Covid-19 naquela região da cidade. Com a redução da demanda e com a retomada dos serviços nas unidades que eram preferenciais para Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) optou por reunir os serviços em um único espaço.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que não haverá prejuízo para os usuários, que continuarão tendo acesso aos atendimentos sem que precisem se deslocar para outros pontos. “A expansão foi montada em janeiro, por orientação do prefeito David Almeida, para atender a uma demanda específica que surgiu durante o auge da segunda onda de Covid-19 em Manaus. Passados mais de três meses, e com a tendência de redução no número de casos, podemos desativar esse espaço, sem que nossos usuários fiquem desassistidos”, destaca.

A extensão da UBS Nilton Lins começou a funcionar no dia 13 de janeiro. Só no primeiro dia foram realizados 1.115 atendimentos, entre acolhimento, consulta, exames e procedimentos. Ao todo, neste período de funcionamento, a extensão realizou 16.828 atendimentos em enfermagem, 8.076 consultas médicas, 3.639 testes rápidos e 3.431 coletas para o exame RT-PCR. Além disso, medicamentos de 6.591 receitas médicas foram dispensados.

A UBS Nilton Lins manterá todos os serviços oferecidos aos usuários com quadro de saúde compatível com síndromes gripais ou Covid-19, com atendimento em fluxo diferenciado. Apenas a coleta do exame de diagnóstico RT-PCR não poderá ser feita no local. No entanto, havendo indicação médica para a realização do exame, a coleta será feita pela equipe da Semsa, em domicílio, ou em outra unidade, para onde o usuário será referenciado.

A UBS Nilton Lins funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 19h.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes