Ir para o conteúdo

Sema e Defesa Civil do AM iniciam instalação de réguas para monitoramento de rios

Réguas já foram instaladas em três municípios do interior do estado, para auxiliar no acompanhamento fluviométrico

Sete municípios devem receber os instrumentos até o final de agosto

Os municípios de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), e Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus) já receberam a instalação de réguas linimétricas, que serão usadas para o monitoramento dos rios, nos períodos de cheia e estiagem. Ao todo, sete municípios devem receber os instrumentos até o final de agosto.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, em uma parceria da Defesa Civil do Estado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que realizou a aquisição do material por meio do 2º Ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão da Água (Progestão), iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“Com a aquisição e instalação dessas réguas pela Sema, o Estado avança no cumprimento de uma das metas do Progestão 2, que trata sobre a prevenção e mitigação de eventos hidrológicos críticos. Junto à Defesa Civil, que é quem emite os alertas, estamos avançando na gestão dos recursos hídricos do Amazonas de forma integrada”, ressaltou o coordenador da Assessoria de Recursos Hídricos da Sema, Maycon Castro.

A instalação das réguas no Careiro, Autazes e Manaquiri garante o monitoramento em diferentes pontos do Médio Amazonas e Baixo Solimões. Ainda vão receber os instrumentos os municípios de Guajará e Carauari, para acompanhamento dos níveis do Rio Juruá, bem como as cidades de Benjamim Constant e Tonantins, abarcando o monitoramento no Alto Solimões.

O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas réguas, a Defesa Civil do Amazonas pode monitorar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou inundações com antecedência. Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, disse.

O trabalho de instalação das réguas linimétricas também conta com o apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Serviço Geológico do Brasil, por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes