Ir para o conteúdo

Sejusc oferece atendimento especializado a quem quer parar de fumar

Órgão atende fumantes e usuários de álcool e outras drogas com escuta qualificada e encaminhamentos

No ano passado, mais de 6,2 mil pessoas foram atendidas

Fumantes que desejam se livrar do hábito podem receber suporte especializado do Governo do Amazonas. No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quarta-feira (31/05), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reforça a oferta de serviços voltados à prevenção e combate ao tabagismo, que incluem atendimento personalizado, encaminhamentos e acompanhamento psicossocial.

No ano passado, mais de 6,2 mil pessoas foram atendidas pelos serviços disponibilizados pela Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD), da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc. Este ano, são quase 1,3 mil fumantes e usuários de álcool e outras drogas já atendidos com escuta qualificada e humanizada, dos quais 72 foram encaminhados para tratamentos de saúde.

Gerenciado por uma equipe multiprofissional, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, situado na Rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O agendamento pode ser feito por WhatsApp, no telefone (92) 98450-5576, ou enviando um e-mail para gpsd.sejusc@gmail.com.

A gerente da GPAD, Flávia Ribeiro, explica que a escuta inicia com o chamado primeiro acolhimento, quando psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde realizam a triagem do paciente. A partir daí a equipe identifica as necessidades e, caso seja necessário, faz o encaminhamento para os tratamentos adequados. Todas as etapas do processo são acompanhadas pela equipe.

“Nossa equipe está disponível, diariamente, para fazer a escuta e receber pessoas que buscam ajuda, voluntariamente, contra tipos de vício, inclusive o de fumar. Quando identificamos as reais necessidades e o perfil do indivíduo, conseguimos encaminhá-lo para a rede de serviços adequada, o que vai desde exames médicos até internações para tratamentos de reabilitação”, explica a gerente.

Trabalho preventivo

A Sejusc também trabalha o combate ao tabagismo com uma frente preventiva. Periodicamente, a GPAD promove ações itinerantes, como palestras didáticas e rodas de conversa, em escolas, associações comunitárias em bairros de Manaus e do interior, e nos centros socioeducativos sob gestão da Sejusc.

Durante as ações, técnicos da GPAD explanam sobre os males à saúde causados pelo uso excessivo do cigarro, incluindo o cigarro eletrônico, também conhecido como vape. Dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 70% dos usuários de vape são pessoas jovens na faixa etária entre 15 e 24 anos.

“Os atos de prevenção e sensibilização abrangem o cigarro, o álcool e as drogas em geral. No caso dos jovens, buscamos abordar com ênfase os malefícios do vape, que pode ser tão prejudicial quanto o próprio cigarro convencional, afinal já se sabe que ele apresenta substâncias tão tóxicas e cancerígenas quanto a nicotina”, destaca Flávia.

Sobre a data

O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído pela OMS no sentido de promover uma mobilização global sobre o tema. Este ano, a entidade escolheu o tema “Precisamos de comida, não de tabaco”, visando desestimular o cultivo do fumo, que contribui para o desmatamento em todo o mundo, e aumentar a produção de culturas mais nutritivas e sustentáveis.

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. É responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no planeta, das quais 200 mil somente no Brasil. Além do câncer de pulmão, o cigarro pode causar outras 50 doenças, principalmente problemas ligados ao coração e à circulação.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes