Ir para o conteúdo

“Empreender não é fácil”. Escutamos isso com tanta frequência que já virou até um clichê, mas é de fato uma das grandes certezas do universo do empreendedorismo. Gerir um negócio é algo muito complicado e cheio de camadas, por menor que ele seja. Você precisa se preocupar com o financeiro, vendas, estoque, produção, gestão de pessoas, gestão do seu espaço físico. Além de todas as particularidades de uma empresa, temos ainda que estar sempre nos adaptando às mudanças.

Há mais de 20 anos, quando começamos a Sapatinho de Luxo, não existiam ainda redes sociais. Nosso ritmo de divulgação era completamente diferente. Com o surgimento dos blogs e em seguida do Instagram, a forma de consumir mudou bastante: agora as pessoas tinham um referencial de moda ainda mais próximo delas. O que antes era o look inalcançável da protagonista da novela, tornava-se acessível pois através da blogueira que montava looks na mesma loja de fast fashion que a sua leitora consumia.

Nesse início, lembro que nem todos confiavam ainda na força da internet. Havia muito medo de investir em um terreno ainda inexplorado e principalmente um receio de se adaptar a algo novo, mas assim como na história da humanidade, quem não se adapta, se extingue e eu estava determinado a evoluir.

Quando falamos em propaganda, nunca fui muito adepto das mídias tradicionais, então esse boom da internet para mim soava como a oportunidade perfeita de ser pioneiro e divulgar o meu negócio em uma forma que eu acreditava que daria muito certo. Fui apresentado ao nosso atual diretor de marketing, Victor Israel e juntos, além de nos tornarmos ativos nas redes sociais, montamos uma estratégia inédita na região Norte: criar um time de influenciadores.

Deu muito certo! E em toda nossa trajetória houve muitos momentos onde tivemos que nos adaptar: novas redes sociais, novas funcionalidades dentro das redes antigas, novos formatos de entrega de conteúdo, franquias, microfranquias, loja online, aplicativo... Na velocidade com que as coisas acontecem hoje, praticamente todo mês precisamos nos adaptar a algo. Até nossos produtos tiveram que se adaptar à velocidade de consumo que a internet demanda hoje. E se lá atrás eu não tivesse a coragem de ter investido nesse novo modelo de propaganda, será que a Sapatinho de Luxo teria a dimensão que vemos hoje? Será que sequer existiria? A resposta nunca saberemos, mas eu não quis pagar pra ver e ainda bem que deu MUITO certo.

Não tenha medo de mudanças e nem de se adaptar. Seja rápido, tenha o timing perfeito. Quem é pioneiro tem muitas vantagens! Seu medo de se adaptar é o meteoro que vai destruir e extinguir seu negócio. Adapte-se e evolua!

Esta coluna é publicada semanalmente
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes