Ir para o conteúdo

Seis em cada 10 brasileiros das capitais estão com obesidade ou sobrepeso

Entre os homens, o índice é de 59,9% e entre as mulheres, 54,7%.

Com chegada das festas de final de ano, o clima festivo toma conta de todos e essas festas são sempre sinônimo de fartura ou mesmo de exagero. Um convite para nos deleitarmos com quitutes e sobremesas típicos da época, pois "quem liga para o peso em dezembro?" dizemos para nós mesmos ou para os outros.

Pois é, mas os dados do levantados no Observatório da Atenção Primária à Saúde da Umane com base no Ministério da Saúde mostram que devemos nos preocupar sim! Abaixo, os principais números sobre a Obesidade e sobrepeso nas capitais brasileiras.

  • 57,1% dos moradores das capitais estão com obesidade ou sobrepeso. Os dados são de 2021.
  • Entre os homens, o índice é de 59,9% e entre as mulheres, 54,7%.
  • A faixa etária de 45 a 54 anos é a que tem a maior prevalência do problema: 64%.
  • A incidência do problema também é maior entre aqueles com menos anos de estudo: 63% entre quem estudou de 0 a 8 anos, 55,8% entre quem tem 9 a 11 anos de estudo e 53,7% entre quem estudou mais de 12 anos.
  • Parte da explicação pode estar na má alimentação: 78,2% dos brasileiros das capitais não faz consumo recomendado de frutas e hortaliças. Este índice é ainda maior entre os menos escolarizados. Entre quem estudou de 0 a 8 anos, 82,1% não faz o consumo recomendado de frutas e hortaliças contra 70,7% daqueles que estudaram mais de 12 anos.
  • 8 em cada 10 brasileiros entre 18 e 24 anos não faz o consumo recomendado destes alimentos, faixa etária que menos consome alimentos saudáveis.
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes