Ir para o conteúdo

Segunda exposição de visita virtual ao museu inicia em fevereiro

Uma mostra com fotografias sobre natureza, escolhidas em um concurso nacional, é o tema da segunda exposição do projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, que incentiva crianças e adolescentes a frequentarem museus, ainda que de forma virtual. A mostra “Fotógrafos da Natureza” estará disponível para visitação a partir do dia 2 de fevereiro no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus. O acesso é gratuito.

Estudantes de 11 a 17 anos de Manaus poderão participar de visitas guiadas por um arte-educador para conhecer a exposição que, na cidade, terá como cenário o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço). O objetivo é que os estudantes e todas as pessoas que acessarem a exposição possam sentir a experiência de visitar um museu, ainda que de forma virtual. O programa abrangeu capacitação para educadores da cidade, realizada em dezembro do ano passado.

Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e, ainda, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Para quem tem interesse em ver como funciona o Programa, está no ar, no site do projeto, a primeira exposição “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos”, que faz um passeio pelas competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. A exposição “Fotógrafos da Natureza” fica disponível para visitação até o final do mês de março. Após esse período, começa a terceira mostra do Programa, intitulada Empreendedoras do Século.

Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender duas mil pessoas em Manaus. Além da exposição, os visitantes podem acessar cinco documentários que tratam de temáticas sobre infância e equidade. O projeto também será apresentado nas cidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), onde a Whirlpool possui unidades fabris.

“Para nós da Whirlpool, é muito recompensador investir em ações sociais voltadas para educação e sustentabilidade. Entendemos a importância de levar conhecimento, por meio de eventos com programações e experiências culturais, de forma inclusiva e diversa, como um de nossos compromissos com as futuras gerações”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles:  Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas em acordo com seus países-membros e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.

“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Serviço

O quê: Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus
Quando: de 9 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.
Visita Guiada da 2ª Exposição: 2 de fevereiro, às 14h.
Para quem: Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino de Manaus (AM).
Inscrições gratuitas e mais informações: site

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes