Ir para o conteúdo

Secretaria de Cultura lança edital para uso gratuito do Teatro Amazonas

O edital dispõe sobre o uso do TA para eventos culturais promovidos por pessoas físicas ou jurídicas

Representando uma porta de entrada para a realização de eventos de incentivo, valorização e difusão cultural e manifestações artísticas no Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, publicou o edital nº 01/2023 de Credenciamento Público para Autorização Gratuita de Uso do Teatro Amazonas para Realização de Eventos Culturais no Ano de 2023. O edital está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Após encerrado o período de consulta pública, finalizado na segunda-feira (02/01), o edital inicia o período de recebimento das propostas. Serão disponibilizadas 25 datas, sendo que, o primeiro lote de propostas para eventos a serem realizados entre os meses de junho e agosto, devem ser inscritas até o dia 5 de fevereiro. O segundo lote, para eventos realizados de setembro a novembro, o período de inscrição será do dia 24 de abril a 25 de maio.

Incentivo

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o objetivo é incentivar que produtores culturais e a classe artística apresentem propostas para o calendário de eventos no Teatro Amazonas e permitir que o público participe.

“Além da programação dos Corpos Artísticos do estado, abrimos mais esta janela de oportunidade para que os artistas, pessoas físicas e jurídicas possam apresentar seus projetos e, assim, fomentar a indústria cultural, gerando emprego e renda”, avalia o secretário. “Com a entrada gratuita ou a preços populares, o público tem acesso a um espaço que é nosso, prestigiando uma programação cultural”, acrescenta.

Propostas e avaliações

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, instituições, produtores, artistas locais e nacionais com propostas de eventos e espetáculos nas modalidades de audiovisual, teatro, dança, circo, música entre outras.

Os interessados devem cumprir os prazos estabelecidos e preencher todos os itens obrigatórios no site. O edital completo pode ser conferido diretamente no link  https://bit.ly/editalusogratuitoTA.

As propostas serão analisadas pela Comissão de Habilitação, formada por servidores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Comissão de Curadoria, composta por artistas renomados, nomeados por Portaria, pelo gestor da pasta.

Após a realização da curadoria em cada lote, haverá a publicação das propostas classificadas no Portal da Cultura. O resultado dos aprovados, no primeiro lote, será divulgado no dia 21 de março e, do segundo lote, no dia 24 de junho.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes