Ir para o conteúdo

Rosa Pontes edita livro sobre a vida literária do marido, Robério Braga

A trajetória literária do escritor Robério Braga, 69, está sendo apresentada em livro muito bem programado e ilustrado, organizado pela doutora Rosa Pontes Braga. A obra reúne todos os trabalhos elaborados pelo autor, desde 1964, quando do primeiro discurso que proferiu na reinauguração do prédio do Instituto de Educação do Amazonas, ainda no governo Plinio Coelho.

A coletânea, ilustrada e com fotos de Romeu Koinov, agrupa também os referenciais bibliográficos dos 141 títulos de autoria do historiador amazonense, dentre livros e folhetos nos campos da história, literatura, política e direito.

A obra também faz a indicação dos 25 livros que organizou, dos 235 prefácios que realizou e das 84 mensagens que apôs em catálogos de arte de diversas manifestações culturais.

'O Jornal', primeiro artigo

Para pesquisadores da história política, por exemplo, a obra referencia 357 discursos que proferiu quando vereador de Manaus, sobre os temas mais diversos de interesse da cidade e da cidadania; mais de 100 discursos proferidos em eventos de instituições culturais; e 88 conferências e palestras universitárias.

Em relação a sua produção na imprensa, seja em jornais e revistas de Manaus e outras cidades, a professora Rosa Pontes Braga reuniu 816 artigos publicados desde 1969, quando o autor fez publicar seu primeiro artigo em 'O Jornal' de Manaus, em sua maioria sobre temas da história da cidade.

De acordo com a organizadora, a importância desse trabalho, reside não só em ordenar a bibliografia de um autor amazonense, mas também em “permitir que pesquisadores tenham acesso a  essa importante produção literária".

— Isso, com certeza,  vai facilitar a pesquisa para dissertações, teses e estudos acadêmicos sobre temas os mais variados relativos a nossa história, à política, às artes e as letras –, explica Rosa.

Foto de abertura: Euzivaldo Queiroz

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes