Ir para o conteúdo

Ricardo Nicolau alerta que saúde da zona rural não pode ser tratada da mesma forma que na área urbana

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente na zona rural de Manaus, precisam passar por uma reformulação, na avaliação do candidato a prefeito de Manaus pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, Ricardo Nicolau (PSD). Em visita a comunidades do ramal Pau Rosa, na zona rural da capital amazonense, na manhã deste domingo (11), o candidato conversou com os moradores e lideranças e discutiu soluções para melhorar a situação de quem vive na região.

Entre as ações prioritárias estão: construir novas UBS na zona rural, ampliar o horário de funcionamento para deixá-las abertas de domingo a domingo, ampliar a complexidade dos atendimentos e equipar com ambulâncias para levar os pacientes dos lugares mais remotos para o atendimento mais especializado na área urbana de Manaus.

“Estamos na UBS do Pau Rosa, vendo a estrutura e a necessidade de ampliar a complexidade, ampliar os serviços para essa comunidade que é tão grande e necessita de atendimentos mais especializados. Aqui agregam muitas comunidades, muitas pessoas. Precisamos trazer mais serviços até pela dificuldade que as pessoas têm em ir para a área urbana de Manaus”, explicou Ricardo Nicolau.

Candidato a prefeito de Manaus esteve no ramal Pau Rosa neste domingo e identificou gargalos da saúde básica na região.

O candidato defendeu a revisão das metodologias de remoção dos pacientes para minimizar os casos que necessitam ser tratados na área urbana de Manaus. “Só conseguiremos isso ampliando a complexidade das UBS, melhorando o serviço de enfermagem e criando espaços para observação, curativos e medicação endovenosa”, afirmou.

Também especialista no setor de saúde, o candidato a vice-prefeito, o médico oncologista e professor universitário, Dr. George Lins (PP), ressaltou a importância de uma reformulação até arquitetônica no modelo das UBSs em Manaus. “A gente observa aqui na UBS do Pau Rosa questões de arquitetura, que dificultam o acesso das pessoas, sobretudo das pessoas com deficiência. A questão da área rural precisa ser tratada diferente da área urbana. Ela não pode estar fechada em pleno domingo. Aqui poderia dar os primeiros socorros numa eventual necessidade e daria condições de chegar até o atendimento mais especializado na área urbana”, avaliou.

A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ é a maior da eleição de Manaus deste ano e reúne cinco partidos (PSD, Progressistas, Solidariedade, PSB e PDT). O grupo possui mais de 200 candidatos ao cargo de vereador de Manaus.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes