Ir para o conteúdo

Para retomar as aulas presenciais com 100% das escolas estaduais de Ensino Fundamental preparadas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto decidiu adiar o retorno dos alunos dessa etapa, que estava previsto para a próxima segunda-feira (24/08). A retomada ocorrerá após a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) validar os protocolos de saúde, que estão sendo implantados em todas as 107 unidades do Ensino Fundamental de Manaus.

Outro fator importante é a testagem em massa dos profissionais que iniciou na última terça-feira (18/08), e está sendo realizada sem intercorrências. Para a FVS-AM, do ponto de vista epidemiológico, é importante também garantir que, até o início das aulas do Ensino Fundamental, que contempla 100 mil estudantes e mais de cinco mil profissionais, tenha sido testado o maior número de servidores.

De acordo com o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, a medida é necessária para salvaguardar a saúde dos profissionais e estudantes. “Embora mais de 60% das escolas de Ensino Fundamental da cidade já estejam devidamente preparadas para o reinício das aulas, temos encontrado alguma dificuldade com a disponibilidade de insumos para a adequação da estrutura física dos outros 40% das escolas. Em razão disso, nós precisamos adiar o reinício das atividades para salvaguardar o bem maior, que é a segurança e o bem-estar de alunos e trabalhadores da educação”, destacou.

Somente quando houver garantia da implementação dos protocolos, devidamente validados pela FVS-AM, em 100% das escolas, será possível promover esse retorno, afirmou Luis Fabian. “Do ponto de vista pedagógico não é uma boa estratégia mantermos múltiplos calendários escolares em Manaus. Por conta disso, a equipe técnica da secretaria decidiu que o retorno deve se dar ao mesmo tempo, em todas as escolas, para garantir que um único calendário seja viabilizado”.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes