Ir para o conteúdo

Reforma tributária não afetará a Zona Franca de Manaus, diz Haddad

Haddad afirmou que não está sendo considerada mudança no modelo econômico amazonense. “Isso aí nós não vamos mexer.” afirmou.

Ministro da Fazenda do Governo Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a Reforma Tributária não afetará a Zona Franca de Manaus (ZFM). A declaração foi durante entrevista à Band News, nesta quinta-feira (6/4).

Questionado sobre a ZFM em relação à reforma que tramita no Congresso Nacional, Haddad afirmou que não está sendo considerada mudança no modelo econômico amazonense. “Isso aí nós não vamos mexer.” afirmou.

O ministro também descartou a possibilidade de mexer em outros programas custeados pelo Tesouro, mas que são considerados bem-sucedidos pelo governo, como o ProUni e os subsídios às Santas Casas.

O Simples Nacional e a ZFM são os maiores gastos tributários previstos no Orçamento deste ano, somando R$ 143 bilhões em renúncias fiscais, o equivalente a 30% do total para 2023.

Haddad reforçou que as medidas de aumento da receita vão focar em grandes empresas e voltou a defender o fim da possibilidade de abater subvenções concedidas pelos estados via ICMS de tributos federais como a Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes