Ir para o conteúdo
ManausUPPseapcompajCDPM

Quatro presídios são reabertos para visitas no Amazonas

Quatro unidades prisionais voltam a receber visitas neste fim de semana. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) publicou, nesta quinta-feira (25), a portaria interna nº 072/2019, que institui os procedimentos de segurança e rotinas carcerárias com as novas regras para visitantes.

As mudanças começam a valer neste fim de semana. A partir de agora, as visitas comuns serão limitadas ao número de 250 visitantes por dia, em cada unidade prisional. Os detentos terão direito a receber dois parentes adultos ou um amigo, por dia de visita, a fim de propiciar as condições adequadas de revista, bem como para preservar a segurança e a disciplina dentro do presídio.

Neste fim de semana, excepcionalmente, a entrada de crianças até 12 anos não será permitida. O acesso será liberado para elas entre os dias 2 e 4 de agosto. Outra mudança, prevista em portaria, está a proibição em relação à entrada de alimentos nos dias de visita. A exceção fica por conta de visitantes com crianças, que poderão levar alimentos apenas para o consumo do menor.

Suspensão – A Seap suspendeu as visitas no final do mês de maio, após uma briga entre integrantes de um grupo criminoso provocar a morte de 55 presos. As unidades afetadas pela medida foram: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisório de Manaus 1 (CDPM 1) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

A suspensão das visitas foi necessária para a revisão dos procedimentos de segurança, a reestruturação da portaria que regulamenta a entrega de materiais de higiene e a implementação dos módulos para agendamento de visitas nas unidades penitenciárias. “Remodelamos a segurança interna para garantir a segurança e a integridade física dos familiares, funcionários e internos do sistema prisional”, afirmou o secretário da Seap, tenente-coronel Vinícius Almeida, ressaltando o apoio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) nas medidas para manter a estabilidade de todo o sistema.

Agendamento – Nos próximos dias, a Seap vai anunciar a implantação do sistema online de visitas. Com o uso da tecnologia, os familiares de detentos poderão marcar dia e hora das visitas e entrega de materiais de higiene.

Liberado – As visitas e entrega de materiais de higiene continuam normais no Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDMP 2) e nas unidades femininas (fechado e provisório).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes