Ir para o conteúdo

Público é testado antes de evento na Arena da Amazônia

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou, na noite desta quarta-feira (22/09), as testagens para detecção de Covid-19 nas pessoas que vão participar do evento teste, que será realizado na Arena da Amazônia, na próxima sexta-feira (24/09). Durante a primeira hora de testes, realizados no local do evento, duzentas pessoas, entre público pagante, funcionários e técnicos, foram testadas contra a Covid-19, com todos os resultados negativos.

O teste é uma das exigências para o acesso ao evento, que terá público de 3,5 mil pessoas, sendo 500 a serviço. Outra condicionante é o status vacinal.

"Na primeira etapa é verificada a situação vacinal, se ele tem a primeira dose e se a segunda dose não está atrasada; e passa para a segunda etapa. Se está com as duas doses, esquema completo, também vai passar para a segunda etapa. Se está com a dose única também passa para a segunda etapa", informou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

No segundo momento, é realizado o teste de Covid-19, do tipo antígeno. "Se der negativo, está liberado para participar do evento. No dia (sexta-feira), vamos ter uma equipe de aproximadamente 100 pessoas trabalhando, tanto dos profissionais de vigilância sanitária do município, quanto profissionais da Secretaria de Saúde e da FVS fazendo a fiscalização, para garantir que as pessoas estejam cumprindo (os protocolos) e que esse evento seja um sucesso", enfatizou Tatyana Amorim.

Nesta quarta-feira, as testagens começaram às 18h e seguem até a meia-noite. Na quinta-feira (23/09), será realizado o segundo dia de testes, também das 18h à meia-noite, na Arena da Amazônia.

Quem comprou o ingresso, mas não comparecer para testagem na Arena, deve apresentar um teste de antígeno com resultado negativo - que pode ser feito também na rede privada de laboratórios - na entrada do evento. A entrada sem o resultado negativo, mesmo com o ingresso comprado, não será permitida.

Após o evento, todos os participantes serão monitorados pelo período de 14 dias.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes