Ir para o conteúdo

Projeto de Roberto Cidade quer criar programa de reinserção de idosos no mercado e trabalho

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), o Projeto de Lei (PL) 543/2021, que está tramitando no Parlamento Estadual, visa criar o Programa Terceira Idade Ativa. O objetivo é reinserir pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho, por meio de qualificação e reciclagem profissional, além da criação de um banco de dados de empresas interessadas na contratação deste público alvo.

Segundo o deputado, ao retornar ao trabalho, o idoso tem sua qualidade de vida melhorada, se sentindo útil e tendo uma ocupação.

“Dados do IBGE apontam que 20% dos idosos no Brasil seguem trabalhando após a aposentadoria. Isso se dá porque a aposentadoria é menor do que o salário que eles ganhavam trabalhando e, também, porque o trabalho para o idoso é uma forma se manter ativo”, destacou.

Roberto Cidade lembrou que há exemplos mundo afora de empresas que tiverem a sensibilidade de abrir as portas para a terceira idade, como o Wal-Mart, nos EUA, que tem mais de 500 colaboradores com idade avançada

“Em 2050, 18% da população brasileira terá mais de 65 anos. Então é preciso fazer alguma coisa desde agora para incentivar a participação dessa população no mercado de trabalho. Tenho certeza de que os idosos que têm condições físicas para trabalhar, gostariam de se manter ativos. Então, espero que o Governo coloque esse programa em funcionamento”, concluiu.

Banco de Oportunidade

Dentro do Programa Terceira Idade Ativa, o PL prevê a criação do Banco de Oportunidades para Pessoas da Terceira Idade com o intuito de cadastrar órgãos e empresas, públicas ou privadas, bem como organizações do terceiro setor, que tenham interesse em participar do programa.

A proposta é que seja criada uma plataforma em formato simples e acessível, com banco de vagas para exercer atividades remuneradas ou não remuneradas, disponíveis no mercado de trabalho para pessoas idosas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes