Ir para o conteúdo
AmazonasManausiptubraile

Projeto de Caio André que cria carnê do IPTU em braile avança na CMM

Matéria retornará ao plenário para última discussão antes de seguir para sanção

A matéria retornará para última discussão no plenário

Avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (21/08), o Projeto de Lei do presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), que pretende adequar o carne do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em formato braile. A matéria retornará para última discussão no plenário antes de seguir para sanção da Prefeitura de Manaus.

O PL busca assegurar aos contribuintes com deficiência visual, sem custo adicional, o carnê ou boleto em braile. O braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, aplicado em papel relevo.

De acordo com o autor do projeto, vereador Caio André, a medida promove a inclusão de pessoas cegas, além de garantir mais segurança aos contribuintes que terão o conhecimento do que está sendo pago.

“Fico muito feliz de estar avançando o PL que visa colocar o carnê do IPTU em braile para aquelas pessoas que possuem deficiência visual, que facilitará ainda mais para que elas cumpram seu dever também como cidadãos. O Projeto está caminhando bem e então tenho fé que no final será aprovado e sancionado pelo prefeito”, disse Caio André.

Na sessão desta segunda-feira, os vereadores votaram e aprovaram o parecer da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A propositura voltará para última discussão e em seguida ser encaminhada para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

A matéria explica que, para o recebimento do carnê do IPTU confeccionado em braile, o contribuinte deverá solicitar do órgão competente, onde será feito o seu cadastramento. O documento pontua, ainda, que o cadastramento deverá ser realizado em até seis meses antes da emissão dos carnês de IPTU.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes