Ir para o conteúdo

Covid-19: Profissionais de saúde do Amazonas são testados em drive-thru

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta terça-feira (28), a realização de testes rápidos de Covid-19 exclusivos para profissionais de saúde, mediante agendamento pelo aplicativo Sasi. Os testes são feitos na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), zona sul de Manaus, no sistema drive-thru, que permite que o profissional permaneça dentro do veículo, minimizando o contato e descartando aglomerações.

Este é o segundo posto de testagem para profissionais de saúde implementado pelo Governo do Estado e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, durante, inicialmente, duas semanas. A meta é realizar entre 250 e 300 testes por dia, sempre obedecendo ao agendamento prévio. No primeiro posto, que funciona há três semanas, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já foram realizados cerca de 1.700 testes em profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Ele frisa que o sistema resguarda a segurança biológica no momento da coleta. “A gente entende que o modo drive-thru é o mais seguro, porque não há o contato direto, tem a barreira física, que é o automóvel. E todos os profissionais estão paramentados para recebê-los”, destaca o farmacêutico, ressaltando que cada coleta é realizada em, no máximo, seis minutos.

Caso o servidor da saúde encontre dificuldades para realizar o agendamento no Sasi, o problema deve ser relatado diretamente no site da FVS (www.fvs.am.gov.br).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes