Ir para o conteúdo

Previne Brasil: Manaus é pela quarta vez consecutiva primeiro lugar em saúde básica

Manaus agora é TETRA.

Sim, tetra em saúde básica no país.

Isso porque saiu o resultado de mais um Previne Brasil, programa nacional que mede a qualidade dos serviços de saúde básica ofertados à população. É por meio do Previne Brasil que são destacados os recursos do Ministério da Saúde para os municípios brasileiros.

A avaliação dos municípios pelo programa é feita por quadrimestre e o resultado divulgado nos últimos dias considera as notas alcançadas pelas capitais no período de setembro a dezembro de 2022. Antes disso, Manaus já havia conquistado o primeiro lugar nos três quadrimestres anteriores, de forma consecutiva, como melhor capital do país em saúde básica. Isso significa que nos últimos 16 meses o município tem se posicionado como referência para o país, compartilhando técnicas e estratégias de ação.

No resultado atual, o ranking do Previne Brasil mostra que Manaus recebeu a nota 8,57 no Índice Sintético Final (ISF), que representa a média dos resultados obtidos nos sete indicadores avaliados pelo programa. Veja quais são:

  • Gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação;
  • Gestantes com exames para sífilis e HIV;
  • Gestantes com atendimento odontológico realizado;
  • Mulheres com coleta de exame citopatológico na APS;
  • Crianças de 1 ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite;
  • Pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
  • Pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Nos três quadrimestres anteriores Manaus garantiu as seguintes notas:

  • 8,10 no terceiro quadrimestre de 2021;
  • 7,74 no primeiro quadrimestre de 2022;
  • 8,37 no segundo quadrimestre de 2022.

Os municípios que garantem nota acima de 7 na média desses indicadores ganham o Selo de Qualidade em Atenção Primária à Saúde.

Vale lembrar que, ao longo da atual gestão da prefeitura, Manaus garantiu avanços no atendimento à população, com a entrega de mais de 30 obras de saúde e a ampliação da oferta de serviços essenciais à população. Ações como os “Sabadões da Saúde” e campanhas publicitárias de incentivo à multivacinação contribuíram para o aumento dos índices de cobertura vacinal de duas importantes vacinas do primeiro ano de vida de toda criança. A cobertura da pentavalente saiu de 68% em 2021 para 72% e a de poliomielite, de 67,4% para 75%, conforme projeção.

São 16 meses posicionada como a melhor capital em saúde básica. E essa conquista nos enche de orgulho.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes