Ir para o conteúdo

Presidente Figueiredo cria programa para reduzir consumo de recursos naturais em órgãos públicos

“Quem Ama Cuida” prevê a conscientização de servidores e a implantação de ações para fomentar a economia de recursos como energia, água e descartáveis, para dar o exemplo à comunidade

Na esteira das discussões da Conferencia das Organizações Unidas (ONU) sobre a água, que chegou ao fim nesta sexta-feira (24/03), em Nova Iorque (EUA), no Amazonas, a prefeitura de Presidente Figueiredo implantou o programa “Quem Ama, Cuida”, de  educação ambiental, voltado à conscientização de servidores da administração municipal e estudantes de escolas públicas, sobre a necessidade da redução do consumo de recursos naturais, como água e energia, e descarte  correto de resíduos sólidos. O programa tem a parceria da Mineração Taboca.

“Esse é um passo muito importante. É uma semente que estamos semeando hoje para colher, no futuro, os resultados. Presidente Figueiredo é um município rico em belezas naturais, então, é muito importante que a população e o visitante tenham consciência de que é necessário cuidar do nosso meio ambiente para continuarmos usufruindo dessas belezas naturais, como nós temos hoje”, afirma a prefeita Patrícia Lopes.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luizinho Schwade, o programa “Quem Ama Cuida” é um grande guarda-chuva que vai abrigar as ações que já estão sendo feitas pela prefeitura, por intermédio da Semmas, e incrementar outras novas, que vão começar a ser colocadas em prática pelos órgãos da administração municipal, para dar exemplo à comunidade.

“Nos órgãos públicos, vamos implementar ações simples, para que sejam mais sustentáveis, como reduzir o consumo de copos descartáveis, seja para beber água ou o cafezinho; além de outros materiais que impactam negativamente o meio ambiente; além de comportamentos no ambiente de trabalho,  como desligar a energia e o ar condicionado, ao deixar o local de trabalho; otimizar alguns procedimentos internos, tramitação de documentos e a comunicação interna, por exemplo. Nas escolas, vamos realizar palestras, oficinas para orientar sobre a destinação correta de resíduos sólidos, construir hortas, biodecompositores ´para aproveitamento de resíduos orgânicos, entre outras coisas”, explica o titular da Semmas.

Posto de coleta inaugurado pela prefeita Patrícia Lopes

Na quarta-feira (22/03), a prefeita Patrícia Lopes fez a entrega dos dois Pontos de Coleta Voluntária (PEV), do município de Presidente Figueiredo.
“Entregar desse dois primeiros PEVs, no Dia Mundial da Água, junto com o lançamento do programa “Quem Ama Cuida” tem um grande significado para nossa gestão, que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável do nosso município”, afirmou Patrícia Lopes.

O PEV é um posto de coleta seletiva onde a população pode depositar materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão, plástico, vidro e metal.
Os dois primeiros PEVs de Presidente Figueiredo foram instalados ao lado das duas maiores escolas municipais Engenheiro Nelson Dorneles, localizada na rua Pau Rosa, Centro, e Mário Jorge Gomes da Costa, localizada na rua Jacareúba, no bairro Honório Roldão.

A coleta vai ser feita duas vezes na semana pela empresa Norte Ambiental, concessionária da limpeza pública, e levada aos catadores credenciados na Semmas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes