Ir para o conteúdo

Prefeitura discute Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), iniciou a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Municipal (GM). Às vésperas de completar 73 anos, a GM dá mais um passo para a preparação do edital do concurso público da nova guarda, a ser lançado ainda este ano.

Pela primeira vez na história da Guarda Municipal de Manaus, os servidores terão um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. O projeto, que é uma exigência legal e um procedimento necessário para que o efetivo seja ampliado por meio de concurso público, está sendo construído conforme o Modelo Nacional das Guardas Municipais, porém, adaptado à realidade amazônica.

Um dos tópicos de destaque no plano é a progressão de carreira, que permite aos agentes de segurança pública do município o reenquadramento do cargo a cada três anos, assim como o aumento gradativo da remuneração.

"A administração do prefeito David Almeida está acelerando o plano para poder se posicionar em relação ao concurso. A guarda vai fazer anos no próximo dia 15 de junho e não tem um plano de cargos, carreiras e salários. Isso é necessário para que a gente possa realizar o concurso e para que possamos ampliar o efetivo, que é uma determinação do prefeito, que tem pressa", destacou o secretário da Semseg, Sérgio Fontes.

De acordo com o titular da pasta, o plano deve ser entregue ao chefe do Executivo no final do mês de junho, como parte das comemorações de aniversário da corporação. O projeto deve estabelecer também o processo de seleção, formação e posse dos futuros guardas municipais, que serão integrados por meio de concurso público.

Para o corregedor Carlos Oliveira, o documento valoriza os agentes, que passarão por avaliações de desempenho para as progressões, mas também serão constantemente qualificados.

"Um dos pontos mais positivos, além da progressão da carreira, é a constante formação e qualificação dos guardas. Isso motiva o servidor que se sente valorizado e quem ganha no final é a população, que terá sempre um serviço de excelência sendo prestado", disse Oliveira.

Além do plano, outras atividades devem ser realizadas ao longo do mês de junho em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal de Manaus, como a certificação dos guardas que serão armados e o lançamento do novo fardamento, que será utilizado por esses agentes.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes