Ir para o conteúdo

Prefeitura de Presidente Figueiredo disponibiliza inserção de DIU gratuita na rede municipal

Enfermeiras de UBSs do município, participaram do projeto Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo, ofertado pelo Cofen e Coren –AM

Enfermeiras participaram do curso de qualificação ofertado pela Sems - Foto: Divulgação

A partir de outubro, a prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), passa a disponibilizar o serviço de atendimento, para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), às mulheres atendidas pela rede municipal de saúde. O acesso ao serviço será feito a partir da realização de consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aida Barroncas, no bairro Tancredo Neves; Francisco Xavier, no centro; Aida Mendonça, no bairro do mesmo nome.

O método contraceptivo, que passa a ser ofertado pela prefeitura, é considerado superior aos demais métodos, por ter duração de até 10 anos e não utilizar hormônios na prevenção à gravidez.

Para dar início à prestação do novo serviço público, um grupo de quatro enfermeiras, da rede municipal de Saúde, participou de curso de qualificação ofertado pela Sems, em parceria com Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) e o Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

De acordo com a secretária Mariane Abreu já, durante o curso, 90 mulheres foram atendidas e receberam a inserção do DIU e já existem outras 124 cadastradas, que começarão a ser atendidas a partir de outubro, nas três UBSs onde vão atuar as equipes que participaram da formação.

“Fizemos um primeiro levantamento da demanda e chegamos a 214 mulheres interessadas em receber a inserção do DIU. Desse grupo, 90 delas já passaram pelas consultas de enfermagem ginecológica, durante o período de formação, com a equipe do Cofen e do hospital Sofia Feldman e, agora, o nosso grupo de profissionais que recebeu a qualificação, dará sequência à prestação do serviço, nas nossas UBSs”, explicou Mariane Abreu.

A formatura foi realizada na sexta-feira (15/09), no auditório da prefeitura, e contou com a presença da secretaria municipal de Saúde, Mariane Abreu; da coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Dannyelly Dayane Costa; do presidente do Coren-AM, Sandro André Pinto; da coordenadora da Comissão Estadual da Mulher do Coren-AM, Rosinete Lourenço Jeronimo; dos vereadores Marcos Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo e Ronaldo Macarrão, líder da prefeita Patrícia Lopes, no parlamento.

Durante a solenidade de formatura, a secretária Mariane Abreu reafirmou o compromisso da prefeita Patrícia Lopes em promover a melhoria na prestação dos serviços de saúde à população figueiredense, sem deixar de investir na valorização dos profissionais, seja oferecendo melhores ambientes de trabalho, capacitação ou reduzindo a jornada de trabalho e pagando o piso salarial da enfermagem, como ocorreu mais recentemente.

“Presidente Figueiredo agora tem enfermeiras capacitadas para cuidar de mulheres, de forma ampliada e qualificada. Vocês farão muito pelas mulheres e o município terá famílias mais bem planejadas”, destacou a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Dannyelly Dayane Costa.

Rosinete Jeronimo, da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-AM, lembrou que Presidente Figueiredo é o segundo município do Amazonas que tem seus profissionais qualificados para inserção do DIU e parabenizou a prefeitura pela sensibilidade de buscar a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, agradeceu à prefeita Patrícia Lopes pela confiança e reforçou a disponibilidade da entidade para novas parcerias com a prefeitura.

Marcela Almeida, uma das enfermeiras que concluiu o curso de capacitação e vai atuar nas consultas de enfermagem ginecológica disse que, a partir de agora a rede municipal inicia uma nova etapa, com acesso ampliado das famílias aos métodos contraceptivos e melhor planejamento reprodutivo.

“Iniciamos uma nova etapa na rede municipal de saúde. A partir de agora vamos poder dar uma assistência melhor e mais integral às nossas mulheres”, afirmou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes