Ir para o conteúdo

Prefeito vistoria retomada das obras de recuperação viária do Distrito Industrial

As obras de recuperação viária do Distrito Industrial 1, na zona Sul, foram retomadas nesta sexta-feira, 2/10, pela Prefeitura de Manaus, após a solução de questões burocráticos e assinatura da repactuação do contrato. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou o início dos trabalhos na avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular, onde assegurou a celeridade e a conclusão dos trabalhos na área.

“O asfalto volta a correr no Distrito Industrial, agora, com todos os problemas resolvidos, as medições feitas e os recursos em caixa. E vamos com todo o vapor para concluir o mais rápido possível. Os investidores vão ver que estamos falando muito sério, quando dizemos que esse é um bom endereço para fazer negócios, gerar emprego e preservar a Amazônia”, disse o prefeito, acompanhado do superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin, e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar.

“Eu e o general queremos transformar o Polo Industrial de Manaus em uma área de visitação", disse Arthur. 

Arthur Neto agradeceu os esforços feitos pelo ex-superintendente da autarquia para garantir os recursos para as obras, mas destacou a conduta do atual superintendente em resolver todos os problemas pendentes e dar andamento aos trabalhos. “Eu e o general queremos transformar o Polo Industrial de Manaus em uma área de visitação. Vamos cuidar do essencial e dos pormenores”, afirmou o prefeito.

O superintendente destacou a importância da parceria para a Zona Franca de Manaus. “Acho fundamental trabalharmos em parceria, em todos os sentidos. A parceria com a Prefeitura de Manaus é fundamental nessa revitalização do Distrito Industrial, que vai sair com qualidade. Só pedimos um pouco mais de paciência, mas teremos um polo industrial revitalizado, capaz de atrair negócios e turismo”, garantiu Polsin.

A operação de retomada envolveu uma força-tarefa de homens e máquinas para garantir maior celeridade aos trabalhos. “Estamos em três frentes, aqui na Autaz Mirim, que já inicia a pavimentação; na avenida Solimões, estamos com a fresagem e fazendo terraplenagem e outras áreas. Os outros lotes já estão fazendo a mobilização dos equipamentos para reiniciar as atividades”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Além de 35 vias em todo o Distrito Industrial 1, o pacote inclui também a reconstrução das rotatórias da Suframa, já entregue à população, totalmente reconstruída com pavimento rígido, e a rotatória da Samsung, também revitalizada nos mesmos padrões.

Conforme a repactuação, os recursos destinados às obras são de R$ 136 milhões, por parte do governo federal via Suframa, e a Prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 20 milhões, incluindo a iluminação de lâmpadas a LED e os projetos de paisagismo. “Teremos um Distrito Industrial à altura dos investidores que nos vêm visitar”, completou Arthur.

Recuperação de vias

Paisagismo

A partir do convite do general Polsin para que a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, fosse madrinha do Polo Industrial de Manaus, os trabalhos de recuperação viária do Distrito Industrial passaram a contar também com melhorias nos passeios públicos, que contarão com plantio de mudas ornamentais, recuperação de calçadas e outras ações de urbanismo.

Na avenida Ministro João Gonçalves Dias, as ações de paisagismo já começaram, como na calçada em frente à Suframa, que está recebendo a plantação de 70 mudas da espécie arbórea oiti.

"Faremos esse trabalho no Distrito, com muito zelo e com muito amor por Manaus. Mas serão quase 40 espaços públicos que receberão vida nova por toda a cidade de Manaus, incluindo o plantio de mudas ornamentais, recuperação de meio-fio e calçada e outros detalhes paisagísticos dos canteiros", concluiu a presidente da Comissão, Elisabeth Valeiko.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes