Ir para o conteúdo

Praticantes de racha durante a quarentena são detidos em Manaus

Os praticantes de “rachas” e “rolezinhos” foram surpreendidos na noite dessa quarta-feira (06/05) por uma operação conjunta entre Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Ao todo, seis pessoas foram presas e um adolescente de 16 anos foi apreendido. Foram ainda apreendidos 34 veículos, recuperadas quatro motocicletas com restrição de roubo e emitidos 72 autos de infração de trânsito. As ações aconteceram nos bairros Ponta Negra, na zona oeste, e Cidade Nova, na zona norte da capital.

A operação foi coordenada pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Detran-AM, e pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). As primeiras abordagens ocorreram na avenida do Turismo, no bairro Ponta Negra, onde houve o flagrante de carros disputando corridas em via pública, o chamado “racha”.

Os cinco veículos

Um Jetta de cor prata, um Audi de cor preta, um Corolla de cor preta, um Gol cinza, modificado na cor para competição, e um Celta – foram apreendidos, e os motoristas, presos e autuados em flagrante por “participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística”, como consta do artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Essas ações estão sendo realizadas por determinação do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, para coibir essas duas práticas ilegais que colocam em risco a vida do cidadão de bem, que podem acabar envolvidos em um acidente de trânsito provocado pelos praticantes tanto dos rachas quanto dos rolezinhos”, explicou Victor Mansur, coordenador-geral do Neot.

‘Rolezinho’

Por meio do disque-denúncia do Neot (98404-4389), foram recebidas denúncias anônimas que informavam sobre o encontro de dezenas de motociclistas em dois postos de combustíveis no bairro Cidade Nova para a prática do “rolezinho”. Os postos ficam localizados nas avenidas Max Teixeira e Timbiras.

Os agentes do Detran-AM acabaram removendo 19 motocicletas para o parqueamento por infrações de trânsito, e os policiais civis da DERFV apreenderam quatro motocicletas por suspeita de adulteração de sinal identificador.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes