Ir para o conteúdo
lattesplataformacnpqufamsite

Plataforma Lattes está fora do ar há três dias

Acadêmicos, professores e pesquisadores estão há três dias sem acesso à Plataforma Lattes, o site que reúne o maior banco de dados com informações acerca de currículos e de instituições e grupos de pesquisa.

Em comunicado publicado no Twitter no último sábado, dia 24, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), instituição responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma, informou que identificou a indisponibilidade dos seus sistemas e tem, desde então, trabalhado para solucionar o problema.

“Ainda não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível”, afirmou a instituição.
Mas usuários da plataforma rebateram a afirmativa do CNPQ relatando que a instabilidade começou ainda na quinta-feira, dia 22.

No Amazonas, o professor do campus da UFAM de Benjamin Constant, Pedro Henrique Mariosa, necessita acessar a plataforma para poder fechar a prestação de conta de um projeto.

“Estar fora prejudica muito meu trabalho, uma vez que eu me baseio em meu currículo lattes para o lançamento de meu Relatório Individual de Trabalho que é necessário para que eu preste conta de um projeto. O relatório é obrigatório”, disse ele.

Para o coordenador da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia - Rede RHISA, professor Henrique Pereira, a pane representa prejuízos em vários segmentos e pode estar associada a escassez de recursos para a manutenção dos equipamentos.

“Como parte da comissão da CAPES que avalia os programas de pós-graduação (PPG) do país, penso que essa pane nos computadores da CAPES traz enorme prejuízo, pois o currículo Lattes é a fonte de dados que alimenta os relatórios elaborados pelos coordenadores de PPG a cada ano. O Lattes é também a principal fonte de dados que dá origem ao sistema da Rede RHISA que estamos desenvolvendo. É gravíssima essa situação que muito provavelmente decorre da falta de recursos para a manutenção de equipamentos”, afirmou.

Print da tela mostra o site fora do ar 

Além de pesquisadores, técnicos da área da Engenharia da Computação, também demonstraram preocupação com a pane.

“O currículo lattes agrega informações de vários pesquisadores de forma pública, exibindo seus históricos de pesquisas, publicações e até experiências profissionais. Tais informações são de enorme importância para o avanço científico no país, pois seus dados são usados em diversas finalidades, como na utilização como referência em programas de pós-graduação. A falta de acesso à essa plataforma dificulta e atrasa processos que utilizam ela como referência, além de dificultar a busca por pesquisadores nacionais.”, enfatizou Laercio Rios, desenvolvedor e acadêmico da Universidade Estadual da Feira de Santana.

No site Reclame Aqui, usuários de diversas regiões do Brasil estão registrando o problema.

“Preciso atualizar meu currículo e pegar o link para preencher dados para inscrição de uma pós. Mas, desde ontem, 26/07/2021, a página entra com a seguinte mensagem: "A conexão foi redefinida". Já tentei de 04 navegadores diferentes, tentei em outros computadores e celulares. Não consigo entrar. Não é um erro de internet ou de navegador, pois já testei todos os possíveis erros e não dá certo”, relatou uma usuária de Itajubá (MG).

“Preciso do meu currículo Lattes para fazer a matrícula no mestrado e desde ontem a plataforma está fora do ar. Tem previsão de retorno? Tenho até amanhã para enviar esse documento para a universidade”, registrou uma usuária de Brasília (DF).

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes