Ir para o conteúdo

Dito & Feito - PÉ DE GUERRA – Índios do Alto Rio Negro acusam Plínio Valério de apoiar garimpos em terras indígenas

Povos originários do noroeste do Amazonas acusam o senador Plínio Valério (PSDB-AM) de tentar legitimar a entrada de empresas de mineração na Terra Indígena (TI) Alto Rio Negro, onde a extração de minérios é rechaçada pela maioria dos 25 mil habitantes.

A acusação surgiu na última semana, quando o parlamentar leu, durante sessão do Legislativo, uma carta assinada por 50 moradores da comunidade indígena Castelo Branco, banhada pelo rio Içana, na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). As informações são do portal Brasil de Fato. Segundo a carta, endossada pelo parlamentar, ONGs que apoiam geração de renda e fortalecimento da identidade cultural da população são, na verdade, responsáveis por impedir o desenvolvimento econômico local. O trecho do documento que defende a exploração mineral, porém, foi omitido pela leitura do senador. “Valério é um notório defensor da mineração na Amazônia e da redução do tamanho de terras indígenas”, publicou o portal. "Os interesses de grupos empresariais que desejam explorar as terras indígenas sem passar pela consulta livre, prévia e informada parecem mover o senador Plínio Valério", afirma nota de repúdio divulgada pela Organização Baniwa e Koripako Nadzoeri.

Semeando a discórdia

Representando 85 comunidades e 10 associações dos povos Baniwa e Koripako, a entidade vê uma tentativa do senador de estimular a divisão interna das comunidades, utilizando o espaço privilegiado da tribuna do Senado para amplificar posições ultraminoritárias.

Repúdio

Os índios acusam  Plínio de tentar criar um ambiente de hostilidade e de acusações infundadas contra organizações da sociedade civil que lutam pelos direitos indígenas no Noroeste Amazônico há mais de duas décadas.

“E  lutam por políticas públicas efetivas para o desenvolvimento da região e do bem viver dos povos indígenas", continua a nota de repúdio.

Apoiador de garimpos

Procurado pela reportagem, o tucano reafirmou o apoio à "exploração das riquezas naturais de forma sustentável" e a lançou suspeitas sobre a atuação de ONGs. A resposta completa do parlamentar está disponível no final do texto.

Pau no xará

Presidente do PSDB no Amazonas, o ex-senador Arthur Virgílio entrou na corrente pela cassação do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, por declarações contra mulheres ucranianas.

Deputado insignificante

Virgílio disse que “esse deputado insignificante” mostrou que a prostituição e a degeneração intelectuais, atingem em cheio ‘atores’ da baixa política. Esse infeliz não percebe que o povo ucraniano está sendo massacrado por um ditador apoiado pela máfia russa e por suas congêneres do leste europeu.

Virgílio quer cassação do deputado

Bateu levou

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8, o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) cobrou do governo do Estado o cumprimento da legislação que pune em até R$ 2 mil os agressores de mulher.

— O  principal intuito da lei não é arrecadar, mas inibir esses crimes que aumentaram em todo o Amazonas depois da pandemia.

— Trata-se de um complemento à Lei Maria da Penha, que foi um grande avanço na questão penal –, justifica Nicolau.

Maria da “peia”

A Lei da Multa (nº 5.506/2021), de autoria do parlamentar, está em vigor há quase nove meses e deveria funcionar como reforço às penalidades da Lei Maria da Penha.

Deputado quer punir agressores 

Planeta água

Dois projetos da Coca-Cola Brasil, o Olhos da Floresta e o Água +Acesso - receberam está semana o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, ação do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A única

A Coca-Cola Brasil, representada pelo diretor, Victor Bicca, foi a única empresa a receber a condecoração por dois projetos de proteção das bacias hidrográficas no Amazonas.

Mirem-se no exemplo

Entre 2017 e 2021, o Água+Acesso beneficiou mais de 155 mil pessoas em 390 comunidades de 8 estados brasileiros. Por ano o programa contribui com o tratamento e acesso de mais 1,6 bilhões de litros de água consumidos pelas comunidades.

Lula na rua

Lula em risco: a partir de agora, manifestação de rua só em lugares seguros

Lula finalmente vai colocar a cara na rua. Mas vai ser um Lula diferente. Não vai ser aquele Lula de 2002, das caravanas do Nordeste e nem caminhando na Rua 25 de Março.

Alto risco

De acordo com Thaís Oyama, colunista do UOL, o PT entende que a campanha terá "alto risco", então os eventos só acontecerão em lugares muito seguros

Obsessão pela segurança

O partido tem quase obsessão pela segurança física do ex-presidente, porque acha que vai ser uma campanha dura e de alto risco". Por isso a  campanha de Lula  à presidência vai ter uma mudança significativa em abril: ele passará a fazer eventos públicos. Mas a partir de agora esses eventos terão uma preocupação especial com a segurança do petista.

Mc Donald’s sai fora

Depois de mais de uma semana pressionado nas redes sociais pela #BoycottMcDonalds, a cadeia de fast-food mais famosa do mundo encerrou suas operações na Rússia.

Bye, bye, Putin

O anúncio do McDonald's foi feito nesta terça-feira (8/3), após 32 anos no país governado por Vladmir Putin. De acordo com a nota enviada à imprensa, todas as 850 lojas da cadeia no país serão fechadas. Apesar disso, os 62 mil funcionários continuarão sendo pagos normalmente.

A nova vergonha...

O Kremlin divulgou, nesta segunda, 7, uma lista de países considerados hostis à Rússia.

O Kremlin divulgou, nesta segunda, 7, uma lista de países considerados hostis à Rússia. E, adivinhem, deixou o Brasil na lista de  amigos.  Esta é a nova vergonha internacional de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro com Maduro

Nos une à Venezuela, que o presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro,  tanto critica. Logo a Venezuela, um país que envergonha a América do Sul por conta do regime chavista de Nicolás Maduro.

Última Hora

CASSAÇÃO INEVITÁVEL – Arthur Do Val já tinha sido denunciado por crime de estupro

"Mamãe Falei" já foi "brother"de Eduardo Bolsonaro, com quem dividiu "arminhas"

Quando ouviu os áudios sexistas sobre refugiadas ucranianas proferidos pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, a universitária Maria*, 23, se indignou mais uma vez. Ao mesmo tempo, confirmou a sua visão sobre o parlamentar paulista em relação às mulheres. A reportagem é do portal UOL.

Sempre soubemos quem ele é. Obrigada por compartilhar [os áudios] comigo para lembrar que nenhuma luta é em vão", disse a jovem ao responder à sua advogada, Tânia Mandarino.  A luta a que Maria se refere foi travada por ela e Tânia contra Arthur do Val ao longo de três anos. Aos 17 anos, a então adolescente procurou a Polícia Civil do Paraná, em 19 de outubro de 2016, para denunciá-lo após ter "sido violentada sexualmente", segundo consta no boletim de ocorrências registrado na Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Mulher de Curitiba. ante fez o boletim de ocorrência acompanhada por um advogado, que sugeriu o registro por crime de estupro. "Por determinação da autoridade policial de plantão", contudo, o caso acabou registrado como importunação ofensiva ao pudor.

ORGULHO

Rayssa Braga de Menezes (foto) , 28 anos, se formou em Educação Física na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ela é a 1ª com síndrome de Down a se formar na universidade. Filha da professora aposentada Sofia Braga e do servidor público Francisco Moura, a mais nova licenciada é também nadadora profissional e premiada em diversas competições paraolímpicas municipais, estaduais e até nacionais. Após realizar por duas vezes o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineira, ela finalmente conquistou uma vaga no curso a partir da terceira tentativa.

VERGONHA

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (PSL) posaram novamente para uma foto com a placa da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) quebrada, na semana passada. No fundo da imagem, também enquadrados, estão um fuzil e um retrato do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os parlamentares haviam aparecido com o objeto quebrado nas eleições de 2018. Silveira visitou o gabinete do parlamentar estadual. A informação foi publicada nesta terça-feira (8). Internautas não perdoaram e o nome de Daniel Silveira foi ao Trending Topic (tópico de tendência") do Twitter na manhã desta terça-feira

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes