Ir para o conteúdo

O projeto “Combatente Municipal – Escola e comunidade livres do aedes aegypti”, desenvolvido em Nova Olinda do Norte, foi eleito a “Melhor Experiência Municipal por Estado” no Amazonas. O presidente do COSEMS-AM, Januário Neto, recebeu a premiação na solenidade de encerramento da Mostra Brasil: Aqui Tem SUS, em Brasília.

O projeto contempla 35 escolas de Nova Olinda do Norte distribuídas entre as zonas urbana e rural, beneficiando aproximadamente 8 mil alunos. Desse total, sete escolas participam do projeto na sede do município atingindo 4.600 alunos. O projeto parte do princípio que, se cada aluno efetivar o aprendizado dentro de suas residências, o alcance será significativo. Prova disso são os resultados positivos que já aparecem no município.

A metodologia do projeto é a seguinte: semanalmente, alunos do ensino fundamental II ao ensino médio, participam com sua respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS) pré estabelecida em escala; Toda sexta-feira são selecionados cinco alunos de cada turma da escola, os quais são capacitados sobre o tema pela Vigilância em Saúde e em seguida são levados para a UBS, onde são divididos em grupos para acompanhar visitas domiciliares auxiliando na sensibilização da comunidade. Ao retornarem para a escola, os alunos têm a missão de repassar o que aprenderam aos colegas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes