Ir para o conteúdo

“Não existe racha, a esquerda está unida na reconstrução da cidade de Manaus”, diz Marklize

A candidata a vice-prefeita na chapa do petista José Ricardo é uma liderança formada nos movimentos sociais do Mutirão. É de lá que ela veio para, ao longo de sua história de lutas, se tornar socióloga e liderar a Bancada Coletiva do Psol e dirigente  nacional do partido.

Logo nas primeiras horas em que foi oficializada como candidata a vice, Marklize já deixa claro que veio para ser uma das protagonistas dessa história. E avisa que essa campanha não é apenas uma bandeira do PT, “é uma  campanha de esquerda”.

— O PT faz parte dessa composição.  Queremos fazer parte dessa proposta de ocupação dos espaços de poder por mulheres e mulheres negras, indígenas,  LGBTs , da periferia de Manaus – disse a candidata, bastante aplaudida toda vez que deu nome foi citado nos discursos da convenção.

Como Jose Ricardo, Marklize também não acredita na tese de que a esquerda de Manaus é desunida, devida ao afastamento do PSB e do PCdoB. Para ela, “cada partido tem uma leitura diferente do processo eleitoral e  PCdoB  seguiu a sua estratégia nacional.

— Respeito o que os companheiros do PCdoB decidiram. E eu espero que  no segundo turjo a gente possa estar juntos construindo esse processo. Eu respeito muito a decisão que eles  tonaram vamos   travar uma boa luta pela cidade. Tanto nós quanto eles. A esquerda é unida no processo de de defesa da cidade e das pessoas.

Sobre o atual momento político brasileiro –  a era Bolsonaro –, Markilze avalia que o pais está vivendo um momento muito delicado, em que é preciso organizar os movimentos sociais porque faz parte do processo de mudança política.

— Em um certo momento a política caiu no descrédito e a gente precisa recuperar essas pessoas que se afastaram. Quando a gente não acredita em alguns  atores,  acontece o que aconteceu. Um retrocesso no que havia sido conquistado com muito esforço em nossa recente democracia –, disse a candidata.

Bancada coletiva psol manaus
A bancada coletiva
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes