Ir para o conteúdo

Monte das Oliveiras é o próximo bairro a receber o 'Muda Manaus'

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou, neste sábado (08/02), o programa "Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac)" na Escola Estadual Vasco Vasques, na zona leste de Manaus. A iniciativa tem foco na redução da violência no ambiente escolar e acontece com a parceria entre as secretarias de Educação e Desporto e de Segurança Pública. O lançamento foi feito durante o último dia do programa "Muda Manaus", que, segundo o governador, terá a sua próxima edição no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da capital.

O Pesac busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, proporcionando ambiente seguro e agradável nas unidades da rede estadual. De acordo com o governador, o programa ajuda a implantar hábitos de disciplina, além de garantir reforço na segurança da escola.

Neste ano, com o intuito de expandir as ações da iniciativa, foram realizadas mudanças primordiais, que vão desde a alteração de critérios para adesão ao projeto à metodologia usada nas escolas.

Neste sábado, Wilson Lima também entregou certificados de formação de brigadista pelo Corpo de Bombeiros, certificados de palestras educativas de trânsito pelo Detran-AM, documentos de identidade, carteiras de trabalho, termo de quitação de imóvel através da Suhab, Crédito Solidário através do Fundo de Promoção Social e cheques simbólicos de financiamento através da Afeam. Uma das beneficiadas foi Lilian Vinente, de 25 anos, que tem um empreendimento de família no bairro Jorge Teixeira.

“A gente tem uma padaria, só que ela era lá no Monte das Oliveiras, ela era alugada. Agora, nós viemos para um local próprio, e o financiamento da Afeam veio pra nos ajudar a terminar uma obra no nosso novo local, porque lá onde fica o depósito, o maquinário da padaria, ele precisa de uns ajustes. Então, o financiamento veio pra isso, para nos ajudar com isso”, disse.

'Peixe no Prato' - O governador ainda acompanhou a realização da sétima edição do programa "Peixe no Prato". Desta vez, foram comercializadas aproximadamente 1,2 toneladas de peixes populares, como o tambaqui roelo, tambaqui curumim e pirarucu de manejo a preços acessíveis, que variaram de R$ 5 a R$ 35.

No local, a ADS também montou uma feira de produtos regionais e foram vendidos alimentos frescos e cultivados na região metropolitana, como abacaxi, banana, mamão, couve, cebolinha, coentro, tomate, pimentão, pimenta de cheiro, macaxeira, batata doce, além de goma e farinha de tapioca.

“O 'Peixe no Prato' é um projeto que a gente faz a cada 15 dias e que oferece peixe às pessoas, com qualidade garantida e também com o preço mais baixo, tanto para o consumidor quanto para quem está fornecendo o peixe, para o pescador e também para o piscicultor. Aqui, a gente dá toda a estrutura para esses pescadores, para esses produtores, para que tragam o produto até aqui, para o consumidor final”, disse o governador.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes