Ir para o conteúdo

Ministério da Saúde revê orientação e intervalo entre doses da Pfizer vai ser de 21 dias

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer vai diminuir de 3 meses para 21 dias como estabelece a própria bula. No Brasil, a pasta sempre estendeu o tempo com a justificativa de que ajudaria a vacinar mais pessoas com a primeira dose em um intervalo de tempo menor contrariando, assim, a bula do imunizante. A informação é da CNN Brasil.

“Precisa ver qual é o melhor timing disso, mas que vai diminuir, vai. A gente está só vendo com CONASS e CONASEMS, na tripartite, para gente ver qual é a melhor data para diminuir o prazo de 3 meses para 21 dias. Então, encurtando o prazo ficando o mínimo pontuado pela Pfizer”, explicou Rodrigo Cruz à imprensa. Ele afirmou que o laboratório também está sendo ouvido para a decisão considerar o abastecimento e os cronogramas de chegada e de distribuição.

Em Manaus, a Prefeitura deve adiantar as doses já para o mês de agosto, mas ainda não deu explicações sobre a nova orientação.

Sobre a AstraZeneca, o secretário diz que, sim, tem a possibilidade na bula de diminuir de 12 semanas para até 4 semanas, mas o foco do Ministério da Saúde é a Pfizer. “Porque tecnicamente, tem se mostrado mais interessante, em termos de resposta imunológica, manter o prazo mais extenso”, concluiu.

Testagem em massa

Para tentar controlar as novas variantes, inclusive a delta, o Ministério da Saúde está fechando uma estratégia com a Fiocruz, que deve produzir de “10 a 12 milhões de testes por mês”. “Testagem é fundamenta pra controlar o vírus e ter a liberação das atividades econômicas”, terminou Rodrigo.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes