Ir para o conteúdo

Ministério da Justiça autoriza uso das Forças Nacional em operação do AM

O ministro da Justiça, Flávio Dino, fez o anúncio por meio das redes sociais, nesta quinta-feira, 05/01

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em operações no Amazonas e em terras indígenas no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na redes sociais do ministro, na noite desta quinta-feira, 05/01.

No Amazonas, agentes da força federal poderão atuar no enfrentamento ao tráfico de drogas e crimes ambientais na Operação Arpão, na região do Médio Solimões, nos rios Negro e Solimões.

A Base Arpão é uma embarcação atracada no Rio Solimões para dar suporte as ações policiais na região. A base fluvial foi inaugurada em agosto de 2020 com o principal objetivo de combater o tráfico de drogas. A infraestrutura foi financiada pelo governo federal e abriga operações das polícias Civil e Militar do Amazonas, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Rio Grande do Sul

Já no Rio Grande do Sul, a Força Nacional teve a atuação prorrogada até 12 de março na Terra Indígena Guarita, entre o Noroeste e o Norte do estado.

Há um conflito no local desde 2021, quando houve uma eleição para escolher o novo cacique. Segundo o Ministério Público Federal, desde o pleito, “instaurou-se um clima de tensão e violência na TI Guarita, devido ao confronto entre dois grupos opositores, o que tem gerado muitas ocorrências policiais (tiroteios, ameaças de morte e bloqueio de estradas)”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes